quinta-feira, outubro 08, 2009

Policiais alemães querem site para denúncia de crimes virtuais


A associação de investigadores criminais da Alemanha defendeu nesta quarta-feira a criação de um canal direto com a polícia para que internautas possam denunciar com rapidez delitos e situações de emergência no mundo virtual.
"Devemos conectar o mundo virtual com o mundo real", disse o presidente da associação, Klaus Jansen, durante um congresso na localidade de Suhl, no leste da Alemanha.
A sugestão do especialista é que a barra de atalhos e ferramentas dos navegadores de internet passem a conter um ícone "110", que é o número do telefone da polícia no país.
Segundo Jansen, a grande maioria dos crimes cometidos na internet não são denunciados. Por este motivo, os criminosos do mundo virtual trabalham "quase sem riscos", e as pistas deixadas são difíceis de serem seguidas, já que não há impressões digitais nem DNA a serem pesquisados.
O investigador também destacou o fato de "os criminosos disporem de incontáveis caminhos para se movimentar pela internet sem deixar rastros".
Para Jansen, as autoridades também deveriam investir mais em recursos técnicos, na qualificação e na contração de investigadores para a divisão de crimes virtuais.

Nenhum comentário: