quinta-feira, outubro 08, 2009

Apple compra empresa de mapas para dar adeus ao Google Maps


O divórcio entre Apple e Google ganha mais um capítulo: a Apple discretamente comprou a Placebase, uma empresa de mapeamento, lá em julho. E a Apple não compra empresas que não pretende usar. Ou seja: ela está trabalhando na sua própria solução para mapas. Até mais, Google, valeu pelos peixes.

O Seth, da ComputerWorld, foi quem juntou as peças deste quebra-cabeça, e ele aponta para um post do ano passado no GigaOm, detalhando como o Placebase era incrível em comparação com o Google Maps, principalmente por capacidades de personalização e várias maneiras de adicionar múltiplas camadas de informações nos mapas, usando uma API que torna fácil essa adição.
Então talvez a Apple queira esse tipo de poder de geolocalização intensivo e personalizado para o iPhone (ou sabe-se lá mais o quê), ou então a Apple só quer mesmo ter os seus próprios mapas para não depender do Google.
Algo que não seria estranho frente a coisas que vemos em outras áreas da Apple, como eles projetando chips especiais para o iPhone (e talvez o iTablet) através da compra da PA Semi, em vez de usar os mesmos chips que qualquer empresa pode comprar.
Se a Apple está com um novo aplicativo de mapas no forno, um que seja totalmente não-Google, será que podemos finalmente ter um App de verdade do Google Latitude, já que não vamos mais ter por onde ficarmos "confusos"? Uma coisa é certa: mesmo que os mapas do Google fiquem no iPhone por mais um tempo, a Apple definitivamente está pensando em usar o seu brinquedinho novo de algum jeito.


Nenhum comentário: