quarta-feira, outubro 28, 2009


Os olhos de um camarão gigante que vive na Grande Barreira de Corais da Austrália são a chave para o desenvolvimento de um tipo de DVD-player de alta qualidade.


Os camarões louva-a-deus tem os mais complexos olhos do mundo animal.
Eles são capazes de enxergar em 12 cores primárias, quatro vezes a capacidade humana, e também podem detectar diferentes tipos de polarização da luz - a direção da oscilação em ondas de luz.
Uma equipe da Universidade de Bristol demonstrou como os camarões fazem isso, usando células sensíveis à luz que giram o plano da polarização na luz conforme ela passa através dos olhos.

Dispositivos feitos pelo homem utilizam uma técnica parecida em players de DVD e CD, mas eles só funcionam bem com uma única cor, enquanto os olhos do camarão é eficaz com praticamente todo o spectro visível, de ultra-violeta a infra-vermelho.
Transferir a capacidade multicor para um DVD-player resultaria em uma máquina capaz de lidar com muito mais dados do que suporta um dispositivo convencional.
"O mecanismo que descobrimos nesses olhos são desconhecidos para os dispositivos sintéticos. Ele funciona muito melhor do que qualquer tentativa já feita para desenvolver uma máquina dessas", disse o pesquisador Nicholas Roberts.
Ele acredita que o "belo e simples" sistema do olho do caranguejo, incluindo membranas celulares colocadas dentro de tubos, podem ser imitadas em laboratório usando cristal líquido.
Ainda não se sabe porquê esses camarões precisam de olhos tão sofisticados, mas há suspeitas de que essa característica está relacionada com comida e sexo.



Nenhum comentário: