O crescimento do mercado mundial de netbooks já é duas vezes maior do que os dos notebooks convencionais, conforme indica um estudo feito pela DisplaySearch/The NPD Group. Os preços mais baixos dessa categoria de portáteis a torna mais interessante para os "mercados emergentes", como América Latina e China.
O estudo mostrou que, no segundo trimestre do ano, a venda total de computadores portáteis passou a marca de 38 milhões de unidades em todo o mundo. Entretanto, os notebooks representaram 77% desse mercado, contra 22,2% dos netbooks. No trimestre anterior, o mercado de portáteis se dividia em 82,2% de notebooks e 17,8% de netbooks. Na prática, o mercado de notebooks vem crescendo a uma taxa de 22% a cada trimestre, contra 40% dos netbooks.
Segundo a DisplaySearch, fabricantes como a Asus, uma das primeiras a vender netbooks, começam a perder espaço para marcas como Acer, HP, Dell, Lenovo e Toshiba, que "se tornaram mais agressivas nesse segmento". Os mercados emergentes, diz o estudo, "têm muitos compradores do primeiro PC, que são menos propensos a pedir por todos os adicionais disponíveis em um notebook maior".
O crescimento dos netbooks, complementa o estudo da DisplaySearch, ocorre também por conta de incentivos das operadoras de telecomunicações em vender equipamentos subsidiados para seus clientes, prática comum na Europa e que começa a crescer nos Estados Unidos.
Fonte: www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário