sexta-feira, setembro 04, 2009

Banda larga móvel já chegou em 11% das cidades brasileiras

A banda larga móvel está presente em 11,3% dos municípios brasileiros em junho de 2009, atingindo 62% da população, de acordo com o primeiro Balanço da Banda Larga Móvel, feito pela fabricante de equipamentos de telecomunicações Huawei em parceria com a consultoria Teleco. Existem no País 4 milhões de aparelhos 3G em uso, ou 1,7% da base de usuários.
O estudo mostra que o Brasil está abaixo da média mundial de 5 acessos a cada 100 habitantes: a densidade é de 2,1 acessos de banda larga móvel a cada 100 habitantes, totalizando 4 milhões de acessos por mês. Para comparação, essa densidade é de 74 acessos/100 habitantes no Japão. A pesquisa indica que esse mercado deve crescer mais de 70% até 2014, com mais de 60 milhões de acessos.
Em comparação à banda larga fixa, a versão móvel deve ultrapassar o número de acessos no Brasil em 2011, em um atraso de dois anos em relação à média mundial. A pesquisa indica ainda que o acesso feito à internet móvel pelo celular já é maior que a feita usando modems: 2,1 milhões de aparelhos em uso, contra 1,8 milhão de modems no segundo trimestre de 2009.
A pesquisa mostra ainda que São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais são os estados com maior percentual de municípios cobertos por tecnologias 3G.
Segundo a Huawei, os problemas da banda larga no País são a baixa oferta de serviços pré-pagos e o preço dos aparelhos, mas que tem um papel a cumprir na ampliação da banda larga no Brasil, incluindo seu uso em netbooks e smartphones.
O estudo define banda larga móvel como acessos feitos em redes móveis celulares com velocidades acima de 256 Kbps usando tecnologias como 3G e 3,5G (WCDMA, HSPA, Wi-Max ou EVDO).

Fonte: http://www.terra.com.br/

Nenhum comentário: