terça-feira, setembro 29, 2009

União Europeia quer limitar volume de MP3 players

A União Europeia anunciou nesta segunda-feira que pretende impor regras para que os fabricantes dos MP3 players recomendem aos seus usuários que abaixem o volume dos seus aparelhos a fim de conservarem sua capacidade auditiva.
A Comissária Europeia para Assuntos dos Consumidores, Meglena Kuneva, afirmou que especialistas e empresários do setor estão elaborando medidas mais enérgicas para frear os problemas de audição.
"Se quiserem aproveitar suas músicas preferidas pelos próximos 20 ou 30 anos, os usuários deverão diminuir o volume", aconselhou Kuneva ao apresentar a proposta à jornalistas.
Ela também explicou que a adoção destas medidas é necessária porque existem motivos para se preocupar com os riscos à saúde, em especial dos mais jovens.
Um instituto de assessoria científica da União Europeia calculou que entre 2,5 e 10 milhões de pessoas poderiam perder a audição por escutar música em MP3 players a níveis de volume nocivos, ou seja, de mais de 89 decibéis, durante mais de uma hora por dia durante pelo menos 5 anos.
A comissão executiva da União Europeia alegou que o volume máximo de som nos aparelhos oscila entre 80 e 115 decibéis. Com fones de ouvido, o som pode aumentar em até 9 decibéis, chegando ao mesmo nível (120 decibéis) de barulho provocado por um avião decolando.
Kuneva afirmou que as novas regras determinariam um volume máximo de 80 decibéis nos aparelhos.
O risco de lesão auditiva depende também do tempo contínuo de escuta, disse a comissária, que aconselhou os fabricantes a reforçarem as advertências sobre o volume dos equipamentos.
Várias empresas receberam favoravelmente a proposta. Segundo a comissária, as novas regras podem entrar em vigor já em 2010.

Nenhum comentário: