terça-feira, setembro 29, 2009

Google Docs ganha mais espaço dentro de empresas

O chamado "office pela web" vem ganhando cada vez mais adeptos no ambiente corporativo e ameaça a liderança da Microsoft no campo de aplicativos para edição de textos. Uma pesquisa realizada com cerca de 300 empresas norte-americanas revelou que 20% delas usam o aplicativo Google Docs, enquanto cerca de 25% alegam que o uso do aplicativo será implementado até o ano que vem.
De acordo com o site PC World, um relatório semelhante, divulgado em dezembro de 2007, informava que apenas 5% dos entrevistados "utilizavam largamente" o Google Docs no local de trabalho.
Melissa Webster, analista da empresa responsável pela pesquisa, divulgada há duas semanas, alerta que se essa taxa continuar em crescimento, a Microsoft poderá ser afetada. "O Google Docs ainda não está suplantando a Microsoft, mas o fato do aplicativo web estar sendo escolhido tão rapidamente é uma grande ameaça", aponta a analista da IDC.
Entretanto, segundo o site IT PRO, mesmo que 20% afirmem que usam o Google Docs, o relatório também mostra que 97% dos participantes ainda utilizam o Microsoft Office em paralelo. Dessa forma, a Microsoft ainda está longe de ser superada.
Vale lembrar que, apesar de alternativas bastante eficientes como o gratuito OpenOffice, o mercado do Microsoft Office não havia sofrido impacto significante até o aparecimento do Google Docs - o suficiente para a empresa anunciar seu Microsoft Office "nas nuvens", que chega em 2010.

Nenhum comentário: