domingo, setembro 06, 2009

Projeto japonês cria música a partir da superfície lunar



Entre o final de 2007 e junho de 2009 uma sonda japonesa batizada de Selene orbitou a Lua, usando seus instrumentos de bordo para coletar informações que ajudem a determinar a origem de nosso satélite e mapear sua superfície. Após o fim da missão, os pesquisadores resolveram usar parte dos dados coletados de forma inusitada: para criar música.
O projeto Moonbell (algo como "sino lunar") transforma variações de altitude na superfície da lua em notas musicais tocadas em um piano. Quanto maior a altitude, mais alta sua posição na escala.
O brinquedo, disponível na forma de um applet Java no site da agência espacial japonesa, tem dois modos de operação: no "Orbit Play" a melodia segue a órbita original da espaçonave ao redor da lua, e no "Free Scratch" o usuário traça um caminho a ser percorrido e ouve o resultado.
Em ambos os casos o resultado é uma melodia atonal, cromática, bem ao gosto dos compositores contemporâneos. É possível, nas preferências, definir uma escala diatônica para uma melodia mais "clássica". E o usuário ainda pode experimentar, alterando os instrumentos e a velocidade, ou criar uma escala não-convencional a seu gosto.
Só falta uma opção para salvar o resultado. Para os músicos, é inspiração vinda, literalmente, de outro mundo.
O projeto Moonbell pode ser visto (e ouvido) pelo atalho tinyurl.com/m9vhue. Para que o som possa ser ouvido, é necessário ajustar o MIDI Device nas preferências do programa (Preferences > Environment).

Nenhum comentário: