quarta-feira, setembro 30, 2009

Microfone a laser pode aprimorar captação de som em gravações


A empresa americana Schwartz Engineering & Design anunciou recentemente em Nova York o lançamento da sua tecnologia de captação de áudio a laser, que promete conseguir, pela primeira vez, obter o "som puro" de um microfone.
Enquanto a maioria dos microfones traduz ondas sonoras em sinais elétricos utilizando membranas vibrantes, ímãs e outros componentes eletromecânicos, a invenção funciona através da detecção do impacto do som no movimento de partículas em uma corrente de ar com fumaça. A perturbação no fluxo da fumaça seria detectada por um feixe de lasers e, então, transformada em sinal de áudio.
O engenheiro de áudio David Schwartz, que já possui diversas patentes em áudio digital ¿ uma delas, relacionada à criação do MP3 -, conseguiu criar um sistema que evita as distorções causadas pelo formato e peso do diafragma dos microfones comuns, já que as partículas de fumaça são virtualmente sem peso. Outro problema do diafragma comum é o fato de sua excursão ser limitada, o que resulta em deformações e novas distorções. O sistema "gasoso" em princípio não possui nenhum desses inconvenientes.
O resultado ainda não é o esperado, mas o engenheiro justifica que o projeto está em fase inicial. Segundo o site TechMagNews, o experimento será apresentado no 127º Audio Engineering Society Show, que ocorre entre os dias 9 e 12 de outubro no Javits Center em Nova York.
O blog Gadget Labs da revista Wired disponibilizou um vídeo demonstrando a tecnologia do novo microfone, que pode ser visto pelo atalho http://tinyurl.com/yb8tqj2.

Nenhum comentário: