sábado, setembro 26, 2009

Jovens de até 25 anos não se previnem na web

Segundo levantamento feito pela Symantec, no Brasil, os jovens são os que passam a maior parte do tempo compartilhando fotos online e acessando sites de relacionamento.
Uma pesquisa encomendada pela Symantec constatou que 62% dos jovens do Reino Unido, com até 25 anos postou fotos pessoais e divulgou dados privados em rede sociais ou em outro ambiente da web, um em cada 10 pessoas com menos de 25 anos colocou dados confidenciais de banco e um em cada 20 enviou número de passaporte. A pesquisa mostra o quanto os jovens estão despreocupados com a segurança virtual, uma vez que, mesmo quando o conteúdo é apagado, de alguma forma fica gravado no ambiente virtual, criando o que podemos chamar de ‘tatuagem digital’ que, muitas vezes, é difícil de remover.

Outro levantamento solicitado pela Symantec aponta que os brasileiros de 8 a 17 anos ficam cerca de 70 horas mensais na internet, seja em sites de relacionamento, conversando on-line ou postando fotos, ao passo que os pais acreditam que eles fiquem conectados apenas 56 horas por mês. Dos países pesquisados, os brasileiros são o que passam a maior parte do tempo compartilhando fotos online, quatro horas por semana, e os que mais gastam tempo em redes sociais – 13 horas semanais.

Levando-se em consideração ambos os estudos, vê-se a importância dos jovens se conscientizarem que esse compartilhamento de dados, fotos e comentários sem medir consequências pode comprometer a reputação e, ainda, colocar a segurança pessoal e financeira em risco. Isto ocorre, pois são informações que podem ser utilizadas por criminosos virtuais para descobrir senhas e sequestrar o e-mail do usuário para enviar spam ou malware para a lista de contatos com o intuito de obter ganhos financeiros.

Embora o estudo no Reino Unido aponte que os mais jovens sejam os menos cuidadosos quando o assunto é informações na internet, cerca de 60% dos entrevistados de todos os grupos de idade admitiram estar preocupados que essa ‘tatuagem digital ’possa afetar sua reputação ou possa ser utilizada por criminosos. E, pensando no quanto os comentários postados possam prejudicar os jovens em início de carreira, mais de 32% afirmam que gostariam de apagar parte das informações de sua ‘tatuagem digital’.

Política de segurança
Para manter os dados pessoais em sigilo, a Symantec recomenda que as pessoas verifiquem as configurações de privacidade em sites de redes sociais para impedir que visitantes indesejados vejam qualquer coisa que não deveriam e alterem suas senhas com frequência. Uma senha com mistura de letras maiúsculas e minúsculas – bem como números – ajuda a manter os hackers afastados. Independentemente dos mecanismos de proteção virtual, no entanto, é sempre bom ponderar antes de postar um conteúdo o qual você pode se arrepender depois.

O levantamento foi realizado no período de 18 de agosto de 2009 a 20 de agosto de 2009 em todo Reino Unido pela OpinionMatters, com 1.115 jovens. Já o estudo Norton Online Living Report foi conduzido em 12 países – EUA, Canadá, Reino Unido, França, China, Alemanha, Itália, Suécia, Japão, Índia, Austrália e Brasil – pela Harris Interactive a pedido da Symantec, entre 13 de outubro e 05 de dezembro de 2008. Participaram 6.427 adultos com 18 anos ou mais – incluindo 1.297 pais de jovens com idade entre 08 e 17 – e 2.614 jovens e crianças entre 08 e 17 anos que gastam pelo menos uma hora online por mês.
Os resultados foram medidos conforme a necessidade de serem representativos da população de usuários de Internet adultos, jovens e crianças de cada país.

Nenhum comentário: