sábado, setembro 26, 2009

Fabricante japonesa anuncia celulares de madeira


Em parceria com uma organização não-governamental japonesa, a empresa NTT Docomo anunciou nesta quinta-feira que está desenvolvendo um aparelho celular com corpo de madeira. O protótipo da criação inédita será apresentado na próxima edição da Ceatec, uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo que ocorre em outubro no Japão.

O celular, chamado Touch Wood, foi desenvolvido em conjunto com a Sharp, a Olympus e a organização More Trees, afirma a empresa em um comunicado. O corpo do aparelho será feito de autêntica madeira cipreste, excedente de árvores abatidas durante operações de manutenção de florestas no Japão.
A utilização da madeira, sem corantes ou tintas artificiais, na fabricação do aparelho foi possível graças à técnica de moldagem por compressão 3D desenvolvida pela Olympus. Com este processo, explica o comunicado da NTT Docomo, a madeira mantém sua durabilidade e resistência originais à água, insetos e mofo.
Segundo a empresa, até agora foram utilizados nos protótipos apenas madeiras extraídas de uma floresta na cidade japonesa de Kochi, que passa por um processo de reflorestamento.
A interface gráfica do aparelho é baseada em fotografias da artista Mikiya Takimoto, integrante da ONG "More Trees", fundada por artistas japoneses.


Nenhum comentário: