terça-feira, agosto 18, 2009

Software de navegação por voz chega ao iPhone


A TomTom, fabricante de aparelhos de GPS, lançou nesta segunda-feira seu primeiro software de navegação por voz ponto a ponto para o iPhone, permitindo usar o GPS no carro como guia de ruas e cidades. O aplicativo custa US$ 100 na sua versão norte-americana.

O programa se diferencia do Mapas, que já vem com o iPhone, por oferecer informações faladas para o motorista. O Mapas apenas mostra informações na tela, sem recursos de voz.
Por enquanto, são quatro versões do programa: Estados Unidos e Canadá, Europa ocidental, Austrália e Nova Zelândia. Apesar de a página do TomTom na loja online da Apple informar que o software está disponível em português, não existe ainda uma versão dele com mapas do Brasil na App Store local.
O TomTom para iPhone funciona em modelos 3G e 3Gs da Apple. A navegação é feita pelo toque na tela (do mesmo modo que a maioria dos GPS da fabricante), com cálculo automático de rotas (chamado ¿TomTom IQ Routes¿), direcionamento automático para o endereço de amigos cadastrados na agenda do telefone e pontos de interesse.
A fabricante anunciou, em junho, durante a conferência mundial de desenvolvedores da Apple, que iria também oferecer um "kit veicular" para iPhone, com direito a uma base para o aparelho, além de um cabo para carregar o iPhone durante o uso do GPS e do próprio software de navegação.


Nenhum comentário: