sexta-feira, agosto 14, 2009

Queda no preço das impressoras 3D permite soltar imaginação


As impressoras 3D criadas pela Makerbot estão cada vez mais populares e acessíveis. Além disso, são capazes de permitir a criação, em plástico, de quase todos os objetos imagináveis. As invenções vão de pulseiras a enfeites para a casa, segundo publica o Wired.

O último modelo, lançado em abril, já vendeu mais de 200 unidades. "Engenheiros, artistas, arquitetos e designers estão adquirindo a impressora para transformar os objetos da sua imaginação em coisas reais", disse Bre Pettis, co-fundador da Makerbot.
A Makerbot também possui uma comunidade ativa na internet, que compartilha dicas sobre o uso da impressora. A máquina é capaz de tornar tão simples o processo de criar objetos de plástico quanto imprimir uma imagem em uma folha de papel.
Até pouco tempo, o custo de uma impressora 3D era altíssimo, restringindo o acesso à maquina. Mas, a Makerbot está entre as empresas que vêm tentando mudar isto. Atualmente, o kit básico da Makerbot pode ser adquirido por US$ 750, enquanto o kit luxo, com todos os cabos e ferramentas, custa US$ 950.
Pettis garante que a montagem da impressora é simples e não exige muito dos compradores. Depois de montada, o usuário pode optar entre dois tipos de plástico para fazer a impressão: o PEAD, mesmo material do qual são feitas as peças de Lego; e o HDPE.
Adam Mayer, outro dos fundadores da empresa, diz que é grande o número de "coisas malucas" inventadas pelos usuários da impressora. Um dos primeiros objetos criados por ele foi um bule em miniatura, que serve de referência para outras criações. O desenho do bule, assim como de muitos outros objetos criados a partir da máquina, está disponível online (makerbot.com), para que os usuários da impressora possam baixá-lo e modificá-lo.

Nenhum comentário: