quinta-feira, agosto 27, 2009

[Lifehacker] Os riscos ocultos da computação em nuvem


A cada dia, mais e mais usuários transferem as suas vidas computacionais do desktop para a nuvem e dependem de aplicativos hospedados na web para armazenar e acessar e-mail, fotos e documentos. Mas esta nova fronteira envolve sérios riscos que não são tão óbvios à maioria das pessoas.
Foto de Dyanna.
Em uma era na qual a banda larga onipresente, smartphones e usuários que lidam com múltiplos computadores e dispositivos, faz cada vez mais sentido deslocar os seus e-mails, fotos, documentos, calendário, anotações, finanças e contatos para incríveis aplicativos na web como o Gmail, Evernote, Flickr, Google Docs, Mint, etc. Mas transferir os seus dados pessoas para aplicativos hospedados na web tem as suas ciladas em potencial, riscos que se perdem neste enorme hype que gira em torno dos novos produtos “nuvem-cêntricos” como o novo SO Chrome do Google ou o iPhone.
Quando você decide deslocar os seus dados para a nuvem, tem alguns poréns que você deve ter conhecimento.

Menos proteção à privacidade sob os olhos da lei

Para fazer uma busca na sua casa ou no seu escritório (incluindo documentos armazenados no disco rígido do seu computador), pelo menos na maioria dos países decentes, os policiais precisam obter um mandado de busca. Para obter as informações que você tiver armazenado nos servidores de terceiros na web, nos EUA eles só precisam de uma citação, o que é bem mais fácil de se conseguir. Este tipo de busca também pode ocorrer até mesmo sem o seu conhecimento. Como relata o NY Times, referente à legislação vigente nos EUA:


Nenhum comentário: