quarta-feira, agosto 19, 2009

Gravadoras se unem para lançar novo formato de música

Se a confusão já está instalada com os muitos formatos de música como MP3, M4a, AAC, WAV e tantos outros, é necessário se preparar para mais um deles. Sony, Warner, Universal e EMI pretendem lançar um novo formato de arquivos de música, o CMX.
O formato é, na verdade, a designação de todo um álbum musical, que conterá músicas, letras, vídeos, encarte e capa. Um dos objetivos do novo formato seria ameaçar o reinado da Apple no mercado musical, um problema para todas as gravadoras, noticiou o site The Guardian.
"Será um arquivo no qual você vai clicar, abrir e se deparar com uma novidade, uma página inicial e várias opções diferentes. Quando você clicar nela você não terá apenas as 10 músicas, mas também a capa, o vídeo e produtos para celulares" informou um representante de uma das gravadoras.
Esse projeto chega algumas semanas depois do anúncio do Cocktail pela Apple, uma iniciativa muito similar. A empresa de Steve Jobs teria recusado o CMX há dois anos e começado a trabalhar em uma alternativa própria. Ainda não há informações sobre as diferenças entre um e outro e nem se o CMX será compatível com o iTunes.
De acordo com o site Wired, concorrendo ou não com o Cocktail, o CMX seria uma alternativa para a Amazon vender esse tipo de arquivo, uma vez que a Apple não revende seus formatos especiais de música como o AAC, e não deverá compartilhar seu novo formato com mais ninguém.
O site The Inquirer questiona o formato proposto tanto pelas gravadoras quanto pela Apple, alegando que nos dias de hoje ninguém mais adquire álbuns inteiros ¿ a prática corrente das lojas de música online é oferecer faixas individuais por um preço reduzido.
Com data de anúncio oficial prevista para novembro em alguns poucos lançamentos, o CMX deverá estrear provavelmente no novo álbum da banda irlandesa U2. "Não vamos forçar a barra. Vocês verão uns e outros lançamentos por aí para vermos se as pessoas vão gostar. Estamos trabalhando junto aos distribuidores, agora" disse uma fonte ligada as gravadoras.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: