sexta-feira, julho 03, 2009

USB 3.0 pode chegar ao mercado ainda neste ano

Segundo informações publicadas no blog Tech-On!, os primeiros computadores equipados com portas USB 3.0 chegarão ao mercado internacional ainda neste ano, vindos dos grandes fabricantes sediados em Taiwan.
A NEC iniciou a produção dos primeiros chips controladores em maio, já está entregando as primeiras unidades ao fabricantes e espera atingir até setembro a capacidade de produção de 1 milhão de chips por mês. De acordo com o site, isto é evidência de que os primeiros PCs equipados com esses chips serão lançados antes do final deste ano, o que deve fornecer o impulso necessário para o início da produção de periféricos, como HDs externos, compatíveis com o novo padrão.
Desenvolvido pela Intel, o padrão USB 3.0 promete a transferência de dados em altíssima velocidade entre periféricos externo e PCs. Na teoria, a velocidade máxima de transferência é de 5 Gigabit (640 MB) por segundo, contra os 480 Megabit/s do atual USB 2.0. Controladores USB 3.0 também são compatíveis com os atuais periféricos USB 2.0 e 1.0 atuais.
Mas de acordo com o site TG Daily, a velocidade inicial dos periféricos e interfaces USB 3.0 será reduzida, assim como aconteceu com o USB 2.0 no início de sua comercialização. Os primeiros aparelhos não devem atingir taxas de transferência maiores que 150 MB por segundo (cerca de 1,2 Gbit/s), menos de um quarto da taxa máxima prometida ¿ mas ainda assim bastante impressionante.
Até o momento, apenas o sistema operacional Linux tem suporte à USB 3.0.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: