sábado, julho 18, 2009

Torres de celular poderiam prever desastres naturais

Pesquisadores descobriram uma nova utilidade para as torres de celular, que atualmente só servem para enviar e retransmitir ligações pelo mundo todo. Elas também poderiam ajudar a prever desastres naturais, como enchentes.
De acordo com o site TG Daily, seria possível medir a umidade atmosférica através do monitoramento das flutuações específicas e umidade atmosférica em torno torres de celular. Assim, de forma barata e viável, alagamentos e enchentes poderiam ser previstos com rapidez e precisão de volume.
O princípio de funcionamento é simples. A intensidade das ondas de rádio emitidas pelas antenas de transmissão celular, instaladas nas torres, costumam diminuir proporcionalmente ao aumento do nível de umidade no ar. Sensores instalados em algumas torres tiveram dados similares aos calculados por estações meteorológicas para medição de umidade.
A demonstração foi feita no deserto da Judéia, em Israel, onde essas torres estão presentes em grade número. "Previsões de maior precisão sobre enchentes eram difíceis porque não havia medições confiáveis de campos de umidade em locais remotos", disse Pinhas Alpert, geofísico da Universidade de Tel Aviv e Escola Porter para Educação Ambiental, em Israel.
A ideia pode ser colocada em prática rapidamente, uma vez que pelo menos as áreas mais povoadas do planeta têm milhões de torres de celular já instaladas, noticiou o site TechRadar. A pesquisa foi apresentada no jornal Atmospheric Chemistry and Physics.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: