terça-feira, julho 07, 2009

Teste: roteador portátil tem formato de pendrive

Em formato de pendrive, o Windy31 é um roteador portátil para notebooks ou PCs que se conecta via USB e também tem funções de placa de rede e access point. O dispositivo permite, por exemplo, criar uma rede sem fio a partir de uma conexão com modem 3G de qualquer operadora de telefonia, compartilhando a internet de um computador para outros dispositivos. O desenvolvedor Tácito Viero testou o Windy31 para o Terra. Confira a seguir a análise do produto, que pode ser encontrado em lojas especializadas por um preço sugerido de R$ 200.
Pontos positivos
Portabilidade A portabilidade é, sem dúvida, o grande diferencial do Windy 31. Ele é uma ótima opção tanto para quem pretende ter um roteador sem fio em casa, quanto quem precisa de uma rede em uma pequena empresa, e também para quem precisa acessar a internet em locais sem rede Wi-Fi. Usando o Windy 31 como conexão de ponte (Bridge Adapter), qualquer computador que receba internet se transforma em um emissor de rede sem fio, compartilhando a conexão.
Outro feito incrível dele é funcionar como um replicador de sinal, ou seja, conectado a um aparelho que receba wireless, o sinal é replicado para mais 31 computadores a partir deste, amplificando o sinal e aumentando o número máximo de computadores conectados à rede, além de aumentar a distância máxima em que outros aparelhos podem captar o sinal.
DesempenhoO Windy 31 tem desempenho próximo ou equivalente a muitos roteadores sem fio poderosos, podendo ser configurado a 54 Mbps - equivalente ao padrão 802.11g - correspondendo a boa parte dos aparelhos móveis que captam redes wireless atualmente. Um detalhe interessante é que poucos routers com conexão USB como este atingem velocidade acima de 11 Mbps - equivalente ao padrão 802.11b.
SegurançaOutro ponto importante na avaliação de sistemas de rede, a proteção é fornecida usando-se as criptografias mais avançadas, amplamente aceitas pelos aparelhos com dispositivos Wi-Fi integrados, como WEP/WPA/WPA2/TKIP. Há também a opção de filtragem pelo endereço MAC dos computadores, podendo liberá-los ou barrá-los na porta de conexão com a sua rede.
Compatibilidade Apesar de testes realizados no novo Windows 7 - futuro sucessor do Windows Vista - terem falhado (tanto na versão Beta como a Final Release, sempre apresentando a feliz mensagem "Not supported OS." a cada update ), em sistemas operacionais como o amplamente usado Windows XP e o Windows Vista, o funcionamento ocorreu sem maiores problemas, até testarmos em um ambiente 64 bit dos mesmos, onde presenciamos uma boa série de "crashes" e pausas sucessivas a cada update da interface com o usuário.
Como os OS de 64bit já são uma realidade em alguns computadores, a compatibilidade do aparelho é parcial - a menos que, no atalho do programa, o usuário abra "Propriedades", "Compatibilidade" e selecione "Windows XP", terminando assim com os incômodos.
Pontos negativos
OpçõesApesar de seu programa de gerenciamento conter boa parte da configuração de qualquer roteador convencional, alguns atributos, como o QoS (Quality of Service) limitado e a ausência de configuração de firewall, deixam a desejar.
SinalUma de suas maiores fraquezas é quanto ao sinal. Em uma casa, digamos que a amplitude deste pequeno aparelho seja cortada pela metade a cada parede atravessada, em um cenário onde o roteador conectado a um notebook ficou à mesma altura dos outros aparelhos. O resultado? A conexão com outros dispositivos fica limitada a um raio aproximado de 25 metros a partir do roteador, o que, perto de roteadores convencionais que chegam a 100 metros, não é lá grande coisa.
(Tácito Viero é estudante do 3º ano de Ciência da Computação na PUCRS e atua como desenvolvedor e gerente de testes na Microsoft Inovation Center, no TecnoPUC)

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: