segunda-feira, julho 13, 2009

Teste: fonte universal para notebooks


A NotePower é uma fonte para laptops que funciona em diversas marcas de portáteis, podendo ser usada como fonte extra em situações em que a original não esteja à mão. Com design fino, o produto tem oito conectores que podem ser trocados de acordo com o modelo do notebook e diversas seleções de potência para garantir a compatibilidade.
A fonte bivolt (110 e 220 V) tem plugue bipolar que pode ser conectado em qualquer tomada. Distribuída pela Microsol no Brasil, ela está disponível em lojas especializadas com preço sugerido de R$ 255.
Confira abaixo a análise da NotePower feita pelo desenvolvedor Tácito Viero, que testou o produto para o Terra.
Prós
Mobilidade e designO equipamento é leve e versátil, prático para transporte, além de ser muito bem acabado coberto no estilo "black piano", resistente a arranhões e a pequenas quedas.
TemperaturaO mais notável neste produto é que, ao contrário de boa parte das fontes no mercado, e das que acompanham os produtos de fábrica, ela emitiu muito pouco ou nada de calor. No início fiquei bem impressionado, inclusive na dúvida se o aparelho estava se comportando como deveria, mas enfim percebi que ele estava carregando e mantendo a energia na bateria do notebook.
CompatibilidadeNão há necessidade de se preocupar com a tensão de sua casa ou escritório, já que a troca da voltagem é automática (100~240 Volts).Além de descobrir exatamente o plugue compatível, o cuidado maior está em saber a voltagem necessária para o seu notebook e selecioná-la corretamente, mas isto pode ser facilmente analisado na fonte original de seu equipamento ou na parte inferior do mesmo. Caso haja algum problema, estes valores podem ser facilmente encontrados na internet no site do fabricante, ou em fóruns e comunidades especializadas.
Contras
DurabilidadeExiste um problema quanto à chave para a seleção da voltagem de seu notebook, o que pode acarretar alguns problemas futuros. Na tentativa de escondê-la para não causar acidentes nem trocas repentinas de voltagem, causando danos ao equipamento, o fabricante usou uma pecinha de plástico minúscula, que só pode ser alterada com a ajuda de uma caneta ou chave de fenda. O erro em si é que, já na primeira utilização, a pecinha amassou a chanfradura, fazendo o trabalho posterior para outra tensão muito mais difícil.
UsabilidadeApesar da NotePower garantir um trabalho seguro e eficiente para o usuário, o uso é vetado para computadores, digamos, até 14 polegadas. Isso porque a fonte só está habilitada a, no máximo, 4 amperes. Para se ter uma idéia, qualquer notebook HP Pavilion de 15 polegadas consome pelo menos 5 Ah, sem citar os de 17 polegadas, que chegam a consumir 6,5.
(Tácito Viero é estudante do 3º ano de Ciência da Computação na PUCRS e atua como desenvolvedor e gerente de testes na Microsoft Inovation Center, no TecnoPUC)

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: