segunda-feira, julho 27, 2009

Invasores usam página de torpedos de celular para aplicar golpes

Invasão foi registrada nesta semana, no site da operadora Oi. Confira outras notícias de segurança que marcaram a semana.
Mesmo em sites confiáveis é preciso ter cuidado, como prova uma invasão ao site da Oi descoberta nesta semana. Criminosos inseriram um código que exibia um pedido de confirmação para executar um applet Java em nome da operadora. Se aceito pelo usuário, um vírus era instalado no computador da vítima. Também nesta semana: estudo aponta insegurança de “perguntas secretas”, Apple “esquece” de falha no Java conhecida há seis meses, proteção em modems e roteadores D-Link é quebrada no dia do lançamento. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc),
Alguma vez você ouviu o conselho para “visitar somente sites confiáveis”? Certamente não nesta coluna, que entende que qualquer site – mesmo sites legítimos e “confiáveis” – podem ser comprometidos por criminosos e aproveitados para disseminar um vírus. Foi o que aconteceu com uma página da operadora de telefonia Oi nesta semana. O serviço de torpedos web da operadora teve sua página alterada para que um código malicioso tentasse carregar um programa em Java. Se autorizado, o código Java instalava um ladrão de senhas bancárias no computador. Itaú, Bradesco, Nossa Caixa e Santander eram os alvos da praga.

Em nota, a Oi confirmou que o website da Oi FM foi alterado por um hacker e afirmou ter corrigido o problema assim que tomou conhecimento do mesmo.Não se sabe quando exatamente o vírus foi injetado na página da Oi. A invasão foi descoberta pelo grupo de análise de incidentes de segurança, o ARIS, da Linha Defensiva na segunda-feira (18). O ARIS imediatamente notificou a operadora, que retirou o código do ar em poucas horas. A alteração maliciosa realizada na página fazia com que uma solicitação de autorização do Java fosse exibida na tela. Se o usuário clicasse em “Run”, como instruído na própria janela, o código seria executado e o vírus instalado no computador. Outro site da operadora, o Oi FM, também foi envolvido no ataque.

Nenhum comentário: