quarta-feira, julho 01, 2009

Darpa quer sistema para vasculhas informações na internet

A Agência de Projeto e Pesquisa Avançada de Defesa dos EUA (Darpa, na sigla em inglês) contratou uma empresa de tecnologia para desenvolver uma ferramenta capaz de vasculhar a internet a procura de informações. O propósito da agência é catalogar e organizar a quantidade descomunal de conteúdo que entra na web para facilitar a vida dos analistas militares e políticos.
De acordo com a CNet, a BBN Technologies assinou um contrato de US$ 29,7 milhões para produzir o sistema universal de texto com o objetivo de capturar dados e torná-los mais compreensíveis para humanos e inteligências artificiais (IAs).
O Machine Reading Program, como foi batizado oficialmente o projeto, trabalhará para as forças armadas norte-americanas monitorando informações sobre as atividades políticas de qualquer país ou organização internacional, desde a Al-Qaeda até a própria ONU. Ele será capaz de agrupar textos e áudio, traduzi-los e estabelecer relações entre os termos que serão analisados por especialistas.
A BBN não descarta futuras versões do sistema para uso civil. Pesquisas ficarão muito mais simples para profissionais e estudantes, já que o programa deve agrupar informações de uma forma mais coerente do que as plataformas de busca.
Os dados e especificações sobre como deve ser a operação do Machine Reading Program estão listados num documento elaborado pela Darpa, disponível no atalho tinyurl.com/nfefe5.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: