domingo, junho 07, 2009

TV digital 3D é apresentada na Campus Party

A Telefônica mostrou, na Campus Party Iberoamérica, em El Salvador, como será a futura televisão digital tridimensional (3D), uma tecnologia que promete revolucionar a forma pela qual vemos as imagens hoje. O projeto está avançado, embora ainda não haja uma data definida para seu lançamento e venda.
"As principais produtoras cinematográficas estão apostando fortemente na produção de conteúdos em 3D. Tudo isso, unido à iminente padronização dos sistemas de transmissão de vídeo, faz vislumbrar a chegada dos serviços 3D aos domicílios nos próximos anos", comentou Oriol Ribera Prats, consultor de Negócio de Internet e Multimídia.
O protótipo de vídeo on demand em 3D desenvolvido permitirá realizar as mesmas funções de controle de vídeo que os sistemas atuais utilizando protocolos padrão, mas oferecendo as capacidades de visualização estereoscópica em 3D dos conteúdos", acrescentou.
Na Campus Party Iberoamérica, a Telefônica I+D apresentou um protótipo de plataforma de vídeo on demand em 3D para a plataforma de TV via ADSL. Os campuseiros puderam ver duas telas com TV 3D nas quais foram mostrados jogos, filmes e documentários em três dimensões.
Este dispositivo está integrado com um terminal de visualização autoestereoscópico de alta qualidade e permite ao usuário perceber a sensação 3D dos conteúdos de vídeo sem necessidade de usar nenhum tipo de óculos especiais ou aparelhos semelhantes.
A tecnologia de vídeo on demand (VoD) permite ao usuário acessar conteúdos multimídia de forma personalizada. Ou seja, o usuário pode escolher a qualquer momento o programa que deseja ver, sem depender de um horário fixo de programação. Do mesmo modo, pode parar o programa e retornar à vontade.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: