quarta-feira, junho 24, 2009

Óculos de realidade virtual permitem "trocar" de corpo

A sensação de sair do próprio corpo perdeu seu caráter espiritual e ganhou outro, tecnológico, em uma experiência feita por pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia. Nesta terça-feira, eles mostraram óculos de realidade virtual que faziam com que voluntários sentissem como se estivessem trocando de corpo com um manequim ou mesmo com outra pessoa.
O coordenador do projeto, Henrik Ehrsson, disse à agência AP que o interesse dos cientistas era entender por que achamos que nosso "eu" está no nosso corpo.
Este estudo foi baseado em um experimento anterior em que participantes manipulavam uma mão de borracha como se fosse sua.
A pesquisadora Valeria Petkova diz que entre 70% e 80% dos 87 voluntários sentiram fortemente a sensação de trocar de corpo.
Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica online PLoS One. A conclusão dos cientistas é que, sob determinadas condições, uma pessoa pode perceber outro corpo como seu, mesmo que seja um corpo do sexo oposto ou artificial.
Entre as aplicações possíveis dessas descobertas, Ehrsson sugere o desenvolvimento de versões mais avançadas de mundos virtuais, por exemplo. "Isso pode levar à próxima geração de realidade virtual em jogos, com a experiência completa de ser um avatar", disse à AP.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: