segunda-feira, maio 25, 2009

Volks e Intel vão colocar PCs com tela de toque em carros

A notícia vem direto dos laboratórios de engenharia da montadora alemã: em parceria com a fabricante de processadores Intel, a Volkswagen deve iniciar projeto para incluir computadores de bordo em seus carros. A previsão é que, em três anos, equipamentos pequenos e discretos sejam embutidos nos automóveis. As telas deverão ser sensíveis ao toque e responder a comandos simples do condutor.
Segundo o Engadget, as empresas estão unidas para desenvolver um modelo de computador de bordo monobloco, sem "partes penduradas ou um desktop enorme no porta-malas fazendo todo o trabalho". O projeto pretende entregar para a montadora o produto que é conhecido até o momento como Infotainment Center, uma central de fornecimento de informações e de entretenimento ao mesmo tempo.
O sistema em desenvolvimento terá telas multitoque, assim como as do iPhone, inclusive com reconhecimento de gestos. O site afirma que em demonstração o equipamento em teste já é capaz de reconhecer letras e gestos simples. Ao se "desenhar" um H na tela, o sistema apresenta a tela Home da interface e ao se escrever um N, o navegador GPS é aberto.
Outros movimentos como o deslizar para os lados manipula a lista de reprodução de músicas atualmente em execução e um deslizar para baixo pausa a faixa de música sendo tocada no momento.
Finalmente, o Slash Gear informa que o aparato também deverá ter conectividade 3G, Bluetooth e Wi-Fi, além de portas USB discretamente disfarçadas dentro do porta-luvas. A grande estrela do conjunto, ainda, é a função de navegação GPS em 3D.
Embora aguardado com ansiedade por uma boa parcela dos consumidores, não há previsão concreta para lançamento de modelos com o sistema embutido. A melhor das hipóteses, segundo o Engadget, é que a novidade chegue ao mercado, com sorte, em três anos.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: