segunda-feira, maio 25, 2009

Hal 9000 e o significado da vida estão no WolframAlpha

A nova ferramenta da internet, WolframAlpha, já mostrou que não pretende concorrer com os sistemas de busca atuais, como Google e Yahoo!. Tanto é que, com algumas peculiaridades, mostra um lado engraçado e até um pouco humano. WolframAlpha gosta de explorar o universo computacional, de acordo com o próprio, quando perguntamos isso. Provas disso são os pequenos easter eggs (ovos de páscoa, detalhes especiais escondidos) que o site Mashable listou em um post. Algumas perguntas permitem ao serviço interagir com seu usuário. Ao digitar a pergunta "Qual o seu nome?" na busca, o Wolfram se apresenta, dizendo seu próprio nome.
Para os nerds, digitar a pergunta "Qual é a velocidade de uma andorinha sem carga?" pode render boas risadas. Isso porque o WolframAlpha responde com uma informação retirada de um trecho do filme Monthy Python e o Cálice Sagrado, alegando que não é possível saber essa informação mesmo que seja escolhida uma entre as 47 espécies de andorinhas africanas existentes.
O Wolfram também gosta de brincar com frases famosas da literatura, filmes e outras obras universais. "Ser ou não ser?" tem como resposta a continuação de Shakespeare "essa é a questão".
Perguntar a resposta da vida dá direito a um simples "42", referência à obra O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Quando se digita "88 MPH", além dos resultados científicos aparece também que esta é a velocidade que Marty McFly precisou para fazer o Delorean DMC-12 viajar no tempo, lembrando o filme De Volta para o Futuro.
Pergunte onde está e o serviço, através da localização por geoIP, responderá com uma aproximação de sua cidade e também disponibilizará um link para o mapa do Google com uma área próxima à sua.
Porque a galinha atravessou a rua? Wolfram é incisivo na resposta: "para chegar ao outro lado". Caso o site esteja sobrecarregado de acessos, o que vemos é o ícone do Hal 9000, famoso computador do filme 2001: Uma odisséia no espaço, dizendo "Desculpe Dave, receio que eu não possa fazer isso¿".
O site da revista Make sugere perguntar as cores de um resistor, unidade muito utilizada em eletrônica, para ter um resultado preciso, que muitos consideram chato de procurar. Digitar "resistor red green orange" retorna a resistência do mesmo e também suas conversões de unidades, além de outras comparações úteis.
Fazer perguntas em outras línguas também mostra uma resposta bem humorada. Ao testarmos sua capacidade de "falar" português, o site responde que "espera aprender muitas línguas, mas por enquanto só sabe o inglês". Entretanto, buscar por resultados a termos brasileiros pode trazer boas coisas. Em nossos testes, digitamos "Ronaldo" e recebemos de volta uma linha do tempo de sua existência na rede e alguns dados gerais do jogador.
Os mais atentos e curiosos também notarão que no final da busca há um link para que o resultado possa ser baixado em PDF, de forma muito cômoda. Ao clicar em cima de qualquer uma das informações, o WolframAlpha apresenta o texto planificado e pronto para cópia.
Outro fato interessante é que, além de funcionar sob seu próprio sistema e fazer seus próprios cálculos, é possível ser um voluntário e contribuir com fatos e números. O usuário pode adicionar informações a respeito de diversas áreas, como Finanças, Dia a dia, Biomedicina, Esportes e outras.
O site deixa claro que o conteúdo será lido por um humano, botando um pouco de ordem que não é muito vista na Wikipédia, por exemplo. Para os mais complexos, é possível também enviar algorítimos, métodos e modelos. Fontes de pesquisa também são bem-vindas.
Os que não podem contribuir com informações, mas gostam de apurar a veracidade das mesmas, podem se candidatar para curador do site, sem receber nada por isso, claro.
E, para quem acha que o Wolfram sabe tudo e mais um pouco, um aviso no site. "Ele pode saber apenas coisas conhecidas, e de certa forma públicas. Ele apenas lida com fatos, não opiniões."
Toda sua informação não é retirada da internet, como faz o Google, mas sim de sua própria base de dados. Isso pode trazer informações um pouco equivocadas. Segundo relata o site TechCrunch, alguns dados parecem estar desatualizados em comparação com o Google, o que não parece ser muito correto de afirmar já que muitos dos resultados são idênticos aos apresentados na própria Wikipédia - que o site do Wolfram veladamente critica.
Em testes realizados pela redação da Geek, alguns termos que seriam encarados com facilidade pelo Google, como "Barbie" e "Copa do Mundo" não trouxeram nenhum resultado no novo serviço. Outras palavras retornam resultados sem sentido, mostrando que o WolframAlpha está no caminho certo, mas ainda precisa ser alimentado com mais dados.

Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: