segunda-feira, abril 06, 2009

Virtualização: quais as habilidades necessárias para liderar projetos

Além de conhecimento sobre a saúde de fornecedores e parceiros, os executivos de TI devem ter experiência em gerenciamento de storage, conhecer a fundo esse tipo arquitetura, bem como contemplar as melhores práticas de segurança dos dados armazenados de forma virtual
Considerada uma tendência sem volta por grande parte das empresas, a virtualização dos ambientes de TI exige novas atribuições dos CIOs. Além de entender do que se trata esse modelo, eles precisam aprender a negociar melhor com fornecedores - por melhores contratos - e liderar a equipe para otimizar os recursos desse padrão.
A seguir estão as habilidades necessárias aos líderes de TI quando o assunto é virtualização:
• Experiência de trabalho com ambientes virtualizados e apoio de profissionais com certificações técnicas que comprovem o domínio desse modelo de atuação. Mesmo que o CIO não utilize tais habilidades técnicas, é necessário que ele as conheça, já que muitos dos dados sensíveis da companhia serão armazenados de forma virtual.
• Arquitetura dos ambientes virtualizados deve ser conhecida pelo executivo de TI, que ficará responsável por aprovar propostas de fornecedores e prestadores de serviço. Resumindo, há a necessidade de saber fazer para poder mandar.
• Conhecimento de storage representa outro ponto essencial aos CIOs que pretendem lidar com acordos de virtualização.
• Diversidade de fornecedores e parceiros consiste em algo indispensável ao executivo de TI quando ele avalia possibilidades de virtualização em seus ambientes.
• Segurança ainda é um dos pontos sensíveis quando se trata de virtualização. Além de melhores práticas em termos de proteção de dados, os CIOs devem estar seguros de que os parceiros escolhidos não serão vendidos a outros players ou terão suas operações suspensas durante o tempo do contrato firmado.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: