sexta-feira, abril 10, 2009

Robô humanóide livre CP01 lê e reconhece rostos


"É o primeiro parto tecnológico ao vivo", brincou Alexandre Simões, coordenador da área de Robótica da Campus Party Brasil. Na exibição, CP01 "abriu" os olhos de luz, filmou e identificou algumas pessoas do palco e ensaiou a leitura de algumas palavras.
O primeiro jogo de palavras, "Campus Party", a máquina não teve dificuldades para interpretar; já no segundo, "TORP ¿ The Open Robot Project" (Projeto Robô Aberto, em português), não houve jeito de o sensor ótico do robô decifrar a palavra "open", que apareceu escrita de várias maneiras, menos a correta.
A identificação de pessoas por meio de inteligência artificial ainda será aprimorada, segundo Simões. No palco, o que o robô fez foi filmar alguns rostos em close, e, assim, realizar a identificação facial. A única face que a máquina não conseguiu filmar foi a do homem vestido de pingüim, que circula pela Campus Party Brasil.
O design de CP01 foi concebido de forma a fazê-lo parecer infantil, disse Simões, para facilitar a identificação com o público, ao mesmo tempo em que não lhe dá uma aparência totalmente humana. "A cabeça é grande para lembrar que ele é um robô¿, explicou Simões.
Para o futuroApós a demonstração , o coordenador de Robótica da Campus Party Brasil disse que a expectativa é aprimorar a tecnologia para produzir robôs humanóides em massa para fins práticos. "Uma pessoa deficiente com dificuldades de se levantar da cama, por exemplo. Um robô de motor forte poderia ajudá-la", explicou Simões, que é professor de Robótica e Inteligência Artificial.
Segundo ele, o principal entrave para que isso ocorra, hoje, é o custo de licenças de software no Brasil. "Com algum trabalho, você consegue construir a parte mecânica e a eletrônica, mas não há um software para o robô lavar pratos, por exemplo". No estágio em que foi apresentado na Campus Party Brasil, CP01 custou cerca de R$ 70 mil.
A próxima aparição do robô será na 10ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (Fisl), que será realizado de 24 a 27 de junho deste ano, em Porto Alegre. Até lá, a expectativa é que o robô esteja caminhando com as próprias pernas, já que, na aparição da Campus Party Brasil, a máquina foi apresentada sem a parte inferior do "corpo".
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: