sábado, abril 11, 2009

Positivo coloca à prova seu computador mais poderoso

O grande astro do equipamento é o processador Core i7, topo de linha da Intel para desktops. Acompanhe o teste e veja do que ele é capaz.
A Positivo apresentou seu novo desktop munido com o processador topo de linha da Intel. O 7040i plus, como é chamado, vem com a CPU Core i7 920, de 2,66 GHz, memória de 4GB DDR3 / 1066, disco rígido Samsung sata II de 500 GB, unidade óptica Blu-ray, da LG (grava nesse padrão em 6x, DVD em 16x e CD a 40x). A placa de vídeo é uma GeForce 9500 GT, da NVidia, com 512 MB ,e o chip de áudio tem capacidade para sete canais além do sub-woofer mais a saída digital.
A placa de rede Ethernet é padrão Gigabit, ou seja, conecta-se nas velocidades de 10, 100 e 1000 Mbps. Já a motherboard tem dois slots PCI Express x16. Assim épossível conectar duas placas de vídeo em paralelo para aumentar o processamento gráfico. Quanto aos conectores da parte traseira, são oito USB, uma FireWire e duas e-Sata para conexão de discos rígidos externos.
Também estão aí os conectores para as saídas de áudio 7.1 e digital, o conector de rede e as saídas de vídeo DVI, VGA e HDMI. Os botões de liga/desliga e reset ficam no lado direito, próximo à parte frontal. Logo abaixo deles, estão duas USBs. O fato dos botões não ficarem na frente deu um visual mais clean ao produto. Na parte frontal só estão a unidade óptica e os leitores de cartões tipo SD, MS, MS PRO, MMC e Compact Flash.
A motherboard, que leva o nome de DX58SO, é fabricada pela Intel. Por fim, o sistema operacional instalado é o Windows Vista Home Premium de 64 bits. Como se pode ver, é uma configuração e tanto. Mas o que é possível fazer com uma máquina dessas? Pelos testes apenas com o processador, podemos dizer que qualquer aplicação que exija cálculos complexos ou mesmo muitos cálculos, terá ‘motor’ de sobra para as operações.

Para termos uma ideia, rodamos um teste simples. Compactamos um diretório com uma quantidade de arquivos que somavam 1 GB. Realizamos primeiro essa operação em um desktop de boa performance, comum de se encontrar no mercado, com processador Intel Core 2 Duo de 2 GHz, memória de 2 GB DDR2 / 800, disco de 250 GB Sata II e Windows Vista Home Basic.
Rodamos o aplicativo 7zip e esta máquina levou 122 segundos para compactar o diretório. Ao executar o mesmo teste no 7040i, o tempo caiu para 68 segundos. Outro teste foi rodar o software Cinebench 10. Ele renderiza uma imagem utilizando apenas o processador. No PC com Core 2 Duo, a operação levou 262 segundos e no 7040i o tempo foi de apenas 55 segundos. Em um teste prático no 7040i, excutamos um arquivo de vídeo em alta resolução (1080i), enquanto compactávamos a mesma massa de dados e carregávamos o Photoshop CS3. Note que tudo era executado pelo disco e o vídeo não sofreu interrupções em nenhum momento.

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: