quarta-feira, abril 08, 2009

Google implementa mecanismo para localização do usuário nas buscas

Novo mecanismo combina IP do usuário com localização geral como base para busca local quando dado não for incluso nos termos

O Google anunciou a atualização global de seu mecanismo de busca, que pode adivinhar automaticamente a localização do usuário para oferecer resultados regionais para termos buscados como restaurantes, hospitais ou floriculturas, usando mapas de cada lugar.
"Se o usuário estiver comprando comida, cosméticos ou artigos esportivos, procurando um banco, uma academia ou uma agência dos Correios, poderá dizer o que quer e nós tentaremos encontrar a opção mais próxima de onde ele estiver", disseram Jenn Taylor e Jim Muller, engenheiros de software do Google em um post no blog oficial da companhia. "Você ainda pode buscar por lojas específicas ou endereços de ruas nas proximidades".
O Google já oferecia resultados localizados, mas apenas se o usuário especificasse o local na caixa de busca, - "restaurantes italianos em São Paulo, capital", por exemplo. Agora as buscas locais vão aparecer como resultado mesmo se a localização não for especificada.
Taylor e Muller disseram que o Google vai combinar o IP do usuário com uma localização geral e usar esses dados como base para a busca local quando a informação sobre o lugar não for inclusa nos termos buscados. Haverá a opção de mudar a localização (no link "Change Location") para o usuário especificar ainda melhor os resultados.
Em fevereiro, o Google lançou o Latitude, um upgrade do Google Maps que permite que as pessoas rastreiem a exata localização de seus amigos e familiares usando celulares. Outro recurso, anunciado uma semana depois, afirmava que o Gmail já poderia mostrar a localização do usuário que escreveu determinado e-mail, fazendo a dedução de acordo com o endereço IP do remetente. Tais anúncios reacenderam a polêmica sobre a privacidade dos serviços de internet.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: