quarta-feira, abril 08, 2009

97% dos e-mails são spam, diz Microsoft

Haja lixo. Apenas três em cada 100 e-mails enviados em todo mundo no segundo semestre de 2008 foram mensagens legítimas, e não anúncios de remédios, golpes bancários ou vírus de qualquer espécie. E, pior de tudo, parte da culpa por esses números pode vir exatamente do Brasil.
O relatório aponta que, na média global, 8.6 em cada 1000 computadores estão infectados com algum tipo de programa malicoso que transforma sua máquina em uma “escrava” que fica enviando spams. No Brasil, essa media fica entre 20 e 24 computadores, a segunda maior do mundo, perdendo apenas para a Rússia. E quanto mais máquinas escravas, mais spams.
De acordo com a Microsoft, um dos maiores motivos que permitem que isso aconteça é a falta de preocupação do usuário em manter seus programas e sistema operacional sempre atualizados.
Como exemplo, a empresa cita que 91% dos ataques que exploram vulnerabilidades na suíte Office têm correções disponíveis “há mais de dois anos” assim como uma falha de segurança no formato .PDF, da Adobe, que foi muito explorada por bandidos online nos últimos tempos que podia ser facilmente evitada com uma simples atualização de software.
O risco é tão grande que Ed Gibson, chefe de segurança da Microsoft no Reino Unido, afirmou em entrevista para a BBC que um usuário que não mantém seus programas atualizados “não está apenas colocando seus dados em risco como ameaçando toda internet”. Exagerado? Talvez. Errado? Jamais. [Com informações da BBC]
E você, caro leito do Gigablog? Seus programas, incluindo seu navegador, estão atualizados? Que medidas toma para manter seu computador sempre seguro? Diga nos comentários!

Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: