sexta-feira, abril 03, 2009

Entenda por que não houve um grande ataque de vírus no dia 1º de abril

Praga virtual Conficker preocupou internautas durante a semana. Você pode deixar suas questões sobre segurança na área de comentários.

O assunto “segurança” ganhou um destaque incomum esta semana com as notícias a respeito da ativação do vírus Conficker na quarta-feira (1º). Mas o dia passou e, aparentemente, nada aconteceu. Nenhum grande ataque foi revelado. Por que especialistas levantaram a possibilidade do ataque nesta data? E por que nada aconteceu? A coluna desta sexta-feira (3) responde essas perguntas. Se você tem alguma dúvida sobre segurança da informação (antivírus, invasões, cibercrime, roubo de dados, etc), vá até o fim da reportagem e utilize a seção de comentários. A coluna responde perguntas deixadas por leitores todas as quartas-feiras. A coluna de sexta-feira normalmente traz o resumo de notícias da semana. Esta semana, no entanto, o assunto do Conficker foi tão predominante que a coluna será dedicada a explicá-lo: como surgiu, como atua e por que especialistas fizeram a previsão de primeiro de abril. Antes, a coluna vai explicar como se prevenir do ataque do vírus, diagnosticá-lo e removê-lo.

Como saber se você está infectado e remover o Conficker
Para se prevenir, instale a atualização de segurança do Windows. Basta configurar as atualizações automáticas no Painel de Controle ou visitar o Windows Update agora mesmo. Após instalar a correção, você estará imune contra o ataque mais perigoso da praga. Para saber se você está infectado, clique neste link. É uma página com seis imagens. Se todas aparecerem corretamente, você não está infectado. A página traz possíveis combinações de erros e seus significados. É possível detectar o vírus dessa forma porque ele bloqueia alguns sites e, caso as imagens não carreguem, é o Conficker que pode estar bloqueando-as.

Nenhum comentário: