terça-feira, março 24, 2009

Você sabe usar o recurso "autocompletar" no Excel?

Assim como nos demais aplicativos da Microsoft, o Excel tem diversas funcionalidades que são desconhecidas do grande público. Um dos mais úteis desses recursos é o autocompletar, que pode poupar muitos minutos de trabalho (e trabalho chato) de quem usa o programa. Como o próprio nome diz, a função permite que as células sejam preenchidas, automaticamente, com conteúdo usado frequentemente ou sequências numericas.
O segredo do autocompletar é o quadradinho preto que existe no canto superior direito das células (ou sequência de células) ativas. Ele é a chave para que a função te ajude a economizar tempo.
Faça um teste da função usando sequências numéricas. Por exemplo, se quiser colocar os números de 1 a 25 em uma coluna, basta digitar o número 1 na primeira, o 2 na segunda. Então, selecione ambas as células, clique no quadradinho preto e arraste até a 25ª linha. Pronto! Ao soltar o mouse, todas as células da coluna estarão numeradas. Imagine o tempo e o trabalho economizado quando quiser fazer listas de mil números!
O recurso funciona automaticamente também com outros tipos de sequências numéricas (como pares ou ímpares, multiplos de dez e assim por diante), datas ou horários. Lembre-se apenas de preencher e selecionar as duas primeiras células para que, assim, o programa reconheça o padrão e possa repeti-lo no resto da sequência.
A função pode ser usada também para palavras sequenciais, como por exemplo, os meses do ano. Basta escrever "janeiro" na primeira célula, clicar no quadradinho preto e arrastar até a última célula a ser preenchida que ele irá escrever todos os meses automaticamente. Se você quiser usar o recurso com palavras que não sejam "senso comum", mas que utiliza com frequência, a saída é criar uma lista personalizada. No Excel 2003, vá ao menu ferramentas, escolha opções e clique em "listas personalizadas" (custom lists). Escreva sua lista e clique em "adicionar". Já no Office 2007, entre em "Opções", selecione "populares" e "edite listas personalizadas". Digite sua lista e clique em OK.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: