terça-feira, março 24, 2009

Computador custa 1,7 salário do brasileiro

PC nacional ficou mais caro em 2009, dis estudo
SÃO PAULO - Um desktop de marca nacional custava ao brasileiro 1,7 do seu salário em janeiro de 2009, enquanto um importado saía por 1,55 salário, segundo a Marco Consultoria.
O valor usado como referência é a renda média do brasileiro, estimada em R$ 1.274, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O estudo aponta ainda que um notebook nacional custava em média 1,92 salário, enquanto o estrangeiro saiu por 2,44 salários no período.
Apesar de ainda ser relativamente alto, o custo do computador vem caindo desde que a consultoria começou a divulgar o "Índice Marco Gap Digital".
Em outubro de 2005, quando a empresa começou a medir o custo de desktops, um computador de mesa nacional saía por 1,9 salário do brasileiro. Já os notebooks, que começaram a ser medidos em setembro de 2006, custavam 2,1 do salário. Para as marcas globais, o índice iniciou em 1,9 (desktops) e 3,3 (notebooks).
Embora a tendência de queda tenha se mantido para quase todas as categorias, os desktops nacionais ficaram mais caros em relação ao início de 2008. Em março do ano passado, um PC com marca brasileira custava 1,5 do salário, 0,2 a menos que a média atual.
Para a consultoria, os preços aumentaram por efeito da alta do câmbio em decorrência da crise financeira. Na avaliação da empresa, os integradores e fabricantes locais tiveram que repassar o custo de suas matérias primas em dólares para o preço dos produtos.
Fonte: www.uol.com.br

Nenhum comentário: