quarta-feira, março 25, 2009

Robôs ajudam alérgicos a sobreviver na primavera do Japão

Robôs japoneses estão ajudando aqueles que sofrem com rinite a se livrarem da alergia causada na primavera por conta da quantidade de pólen acumulada no ar. Os robôs, em forma de globo, podem alertar as pessoas para a intensidade da substância.
A companhia de serviço de informações meteorológicas Weathernews produziu 500 desses robôs em forma de globo, cujos olhos de LED mudam de cor dependendo da quantidade do pólen causador de alergias no ar.
Os robôs foram instalados em lares por todo o Japão, onde uma a cada cinco pessoas sofre de rinite, e os dados coletados são transmitidos para a companhia, que os divulga na internet.
"Você não pode ver o pólen, mas esses detectores ajudam você a definir o exato nível de pólen em uma localidade e momento particular", disse a porta-voz da companhia, Naoko Taki.
A rinite alérgica causa grande desconforto para milhões de pessoas pelo mundo, que precisam tomar medicações ou usar máscaras para evitar irritação nos olhos, secreção no nariz, espirros e dores de cabeça associadas ao problema.
Em Tóquio, o pólen da árvore de cedro é o maior causador da rinite alérgica. As árvores crescem em todo o país, e durante o calor, em dias com bastante vento, o volume de pólen geralmente aumenta como a fumaça das florestas.
Reuters
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: