quarta-feira, março 25, 2009

Robô-modelo estréia sem roupa na Semana da Moda de Tóquio

A robô feminina HRP-4C estreou nesta segunda-feira como modelo excepcional, embora sem roupa, na Semana da Moda de Tóquio, onde apresentou ao público as coleções dos estilistas mais jovens.

Capaz de falar, sorrir, se surpreender e se indispor, esta humanóide japonesa subiu na passarela ao ritmo de uma música futurista e cumprimentou o público com uma cerimoniosa reverência, no mais puro estilo japonês.
"Bem-vindos ao Projeto Shinmai (Arroz Fresco)", disse a robô em referência aos desenhistas que, como ela, estreavam com suas coleções Outono-Inverno na 8ª edição da Semana da Moda de Tóquio.
Com 1,58 metros de altura, a média das mulheres no Japão, e 43 quilos de peso, HRP-4C fez uma breve apresentação dos desfiles e piscou para o público, embora não tenha chegado a desfilar pela passarela inteira.
Uma vez finalizou seu curto discurso, a robô deu a volta com um suave contorno e se dirigiu de volta aos bastidores, deixando aparecer alguns dos detalhes femininos com os quais foi desenhada, como nádegas e seios.
Desenvolvida por uma equipe de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia Industrial Avançada do Japão, HRP-4C movimenta seu corpo de alumínio negro e prateado graças a 30 motores, que lhe permitem deslocar braços e pernas, além de caminhar.
A robô tem ainda o um rosto de silicone de típica beleza japonesa com oito motores, que lhe permitem gesticular e expressar diferentes emoções, como a surpresa ou o enfado.
EFEAgência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
Fonte: www.terra.com.br

Nenhum comentário: