quinta-feira, agosto 26, 2010

Como ser multado em US$ 25 mil por tuitar nos EUA


"Cada coisa na sua hora", dizem as mães desde que criança é criança. Mas algumas crianças crescem, passam a jogar futebol americano profissionalmente e se esquecem de que é proibido tuitar durante uma partida da liga norte-americana. Aconteceu com Chad Ochocinco, na sexta-feira passada (20), e ele agora recebeu uma multa de US$ 25 mil (cerca de R$ 44 mil).

O jogador do Cincinnati Bengals, que tem mais de 1 milhão de seguidores no Twitter e uma página de Facebook bastante movimentada, tuitou durante uma partida de pré-temporada contra o Philadelphia Eagles. Segundo Adam Schefter, repórter da rede ESPN americana que alertou sobre a multa, os jogadores são proibidos de tuitar qualquer coisa 90 minutos antes ou depois de cada partida.

Provavelmente, é mais um daqueles casos em que a má notícia vai gerar publicidade positiva para o sujeito. Chad até pediu desculpas pelo comportamento, mas não deixou de esbanjar. Em uma tuitada nesta terça-feira ele escreveu: "Cara NFL, peço desculpas por ter tuitado durante o jogo, mas são 2 meses de prestações da minha Bugatti que vocês acabam de me tirar. Não vou fazer isso de novo".

Fonte: http://uoltecnologia.blog.uol.com.br/

quarta-feira, agosto 25, 2010

Raio-X revela mistérios da Mona Lisa


SÃO PAULO - Usando raios-X, cientistas fazem pela primeira vez uma análise química quantitativa de diversas obras de Leonardo da Vinci.

O objetivo era tentar entender um pouco melhor a técnica que permitiu ao pintor renascentista criar rostos tão perfeitos – e os resultados mostram que um dos segredos pode estar na aplicação do verniz.
O estudo foi liderado por Philippe Walter, do Laboratório do Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França, com a colaboração do European Synchrotron Radiation Facility (ESRF), que forneceu a análise de dados, e o apoio do Museu do Louvre – que permitiu o uso de sete obras de seu acervo.

“ A Virgem dos rochedos”, “Gioconda” (ou Mona Lisa), “São João Batista”, “Anunciação”, “Baco”, “ Belle Ferronnière” e “Sant’Ana, a Virgem e o Menino” foram examinados em suas próprias salas, sem que nenhuma amostra tivesse que ser extraída.

O estudo foi concentrado nos rostos, onde ficam mais evidentes algumas das características da pintura de Leonardo. Os pesquisadores usaram o chamado “X-ray fluorescence”, um método de análise química que consiste em iluminar uma área com raios-X que emitem outros raios fluorescentes. Assim, foi possível determinar a composição e espessura de cada camada dos nove rostos estudados.
O “sfumato” analisado

Muitos estudiosos atribuem o fascínio que as pinturas de Leonardo exercem nas pessoas à técnica que se tornou uma de suas marcas registradas: o “sfumato”.

Ela consiste em uma quantidade de pequenos efeitos ópticos que borram as linhas, suavizando a transição de uma imagem à outra e misturando sombras como fumaça (daí o nome).
Diversas observações e medições ópticas já descreveram o “sfumato”, mas essa nova análise feita pela equipe de Philippe Walter pode confirmar quais são os procedimentos da técnica, especialmente como a transição gradual é feita.

Os cientistas descobriram as diferentes receitas utilizadas pro da Vinci para criar as sombras nos rostos; basicamente, ele misturava o uso de verniz em camadas bem finas com a aplicação de pigmentos e aditivos específicos. No caso dos vernizes, as camadas eram de 1 a 2 micrometros de espessura, aplicadas uma sobre a outra para obter uma camada final de no máximo 40 micrometros.

O verniz usado por Leonardo é uma camada fina, translucida, preferencialmente orgânica e que contem um pouco de pigmento. A superposição delas permite dar volume a profundidade às obras. Os cientistas acreditam que os resultados obtidos ajudam a entender como Leonardo fazia sua arte parecer viva.

Fonte: http://info.abril.com.br/

Dell anuncia Aero, smartphone com Android


Com o Aero, a fabricante de PCs entra na disputa direta com a líder do mercado de smartphones Apple

LOS ANGELES - A Dell marcou hoje sua entrada no concorrido mercado de smartphones nos EUA com o Aero, aparelho Android com tela de 3,5 polegadas que será vendido a 100 dólares pela AT&T.
O lançamento já é esperado há tempos, e coloca a fabricante de PCs em concorrência direta com a líder do mercado de smartphones Apple, além de toda uma variedade de aparelhos que também usam o sistema operacional do Google.

A Dell afirmou que o preço do novo smartphone, junto com um contrato de 2 anos com a AT&T, será de 99,99 dólares, ou 299,99 dólares avulso.

A companhia disse ainda que o Aero é um dos smartphones mais leves do mercado norte-americano, e irá operar o software Flash, da Adobe Systems. Isso destaca a Dell frente à Apple, que se recusou a permitir o uso do programa em seus aparelhos.

A fabricante de PCs norte-americana lançou seu primeiro smartphone, o Mini 3, em 2009, na China. A empresa também lançou seu tablet nos EUA este mês, para concorrer com o iPad da Apple. O Streak conta com uma tela de 5 polegadas e sistema operacional Android, além de poder ser usado para fazer ligações através da rede da AT&T.

O mercado global de smartphones deve crescer 36 por cento para 247 milhões de unidades em 2010, ante a venda de 182 milhões de unidades registrada em 2009, segundo o grupo de estudos iSuppli.

Fonte: http://info.abril.com.br/