sábado, outubro 31, 2009

Samsung Star mergulha na TV digital


Celular touchscreen básico capricha na interface, mas fica devendo 3G ou Wi-Fi



O celular basicão touchscreen mais divertido ganhou um recurso para fazer até os donos de iPhone morrerem de inveja: sintonizador de TV digital. Agora o Samsung Star TV GT-i6220 aproveita sua tela de 3 polegadas para exibir a programação dos canais abertos, seja ao vivo ou por meio de gravações – sim, dá para salvar as imagens no cartão de memória. De resto, tudo é como na versão comum do aparelho, que tem interface divertida, mas nada de 3G, Wi-Fi ou GPS. A brincadeira sai por 799 reais.Nos testes realizados pelo INFOLAB, a recepção do sinal foi ótima, assim como a gravação. O modelo capturou os vídeos nos formatos MPEG-4 e TS, sendo que três minutos de um programa viraram um arquivo de 6 MB. Também dá para pegar snapshots dos canais, e tudo é feito diretamente pelo LCD, sem precisar de botões físicos. Para ligar a TV, por exemplo, basta clicar num widget, que pode ser colocado na tela principal.Em vez daquela tradicional caneta stylus embutida, o Star TV tem uma antena, que não aparenta fragilidade. O som nos alto-falantes tem potência razoável para um celular. Também dá para ouvir a novela ou o jogo de futebol com fones de ouvido. A única chatice é que só dá para usar o fone da Samsung. O conector tem formato proprietário e, diferentemente do que ocorre em outros celulares, o fio não vem com adaptador para plugues P2.





Fonte: http://info.abril.com.br

NASA atualiza o ´GPS´ do espaço


Utilizando corpos celestes a bilhões de anos-luz, a NASA criou um sistema de localização no espaço que é utilizado, inclusive, pelo GPS do seu carro.



Muitos experimentos da agência espacial americana parecem longe da realidade do dia a dia da maioria das pessoas, mas este não é o caso do International Celestial Reference Frame (ICRF).

O projeto localiza pontos de referência para o posicionamento da Terra – fornecendo informações que serão utilizadas para viagens espaciais, mas também permitindo que o GPS do seu carro funcione.
Se ainda ficou confuso, imagine que o seu aparelho de localização funciona porque um satélite envia sinais ao navegador, que calcula seu posicionamento. A distancia é determinada por quanto tempo os sinais de vários satélites levaram para chegar ao seu receptor.
Mas, se o navegador sabe onde está pelo posicionamento do satélite, o que diz ao satélite qual a sua posição? Qual é o ponto de referência utilizado?
Justamente esse sistema criado por astrônomos para posicionar a Terra, baseado em outros corpos celestes. Mas para que isso funcione, os objetos precisam estar tão distantes que sua noção de movimento não seja perceptível – por isso as estrelas não são uma boa opção.
Eles também precisam ser brilhantes o bastante para serem detectados e, por isso, a escolha da NASA foram os quasars, corpos mais brilhante que um bilhão de sóis.
Acredita-se que esses corpos seriam abastecidos por buracos negros gigantes, que comprimiriam gás aquecido a milhões de graus gerando intensa luminosidade e radiação.
Uma coleção de quasars, há bilhões de anos-luz, foi escolhida para formar o primeiro mapa de marcos celestiais que orientam a Terra, feito em 1995 com600 objetos.
Este ano, o ICRF foi atualizado e, com quase três mil quasares catalogados, passou a ser reconhecido como a referência internacional de astronomia.
Além de ajudarem os GPSs na Terra, eles irão ajudar na navegação espacial e também em pesquisas astronômicas que, ao traçarem melhor o movimento de estrelas e planetas, podem dar mais pistas sobre a origem e evolução do Universo.


Fonte: www.terra.com.br

Os plugues de eletrônicos vão mudar


Os fabricantes de eletrônicos no Brasil serão obrigados, a partir do início de 2010, a só vender produtos com um novo tipo de plugue, que usará três pinos redondos.



A decisão é do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro) e deve causar dificuldades a todos os brasileiros que comprarem eletrônicos novos, já que nem sempre eles vão funcionar nas tomadas de casa.

De acordo com o Inmetro, a mudança foi necessária para dar mais segurança ao consumidor, já que a nova tomada com três plugues e formato sextavado impede o contato da mão do usuário com os pinos do plugue quando este está inserido na tomada. Assim, evitariam-se os choques.
O lado negativo é que os usuários deverão trocar as tomadas de casa ou usar adaptadores para cada eletrônico novo que comprarem. Novas residências já são construídas com o novo padrão, o que, neste caso, gera problemas com os eletrônicos antigos: eles é que vão precisar de adaptadores.
Para os críticos do novo padrão, o risco de choque pode ser evitado mesmo com os atuais plugues, apenas exigindo que os fabricantes produzam pinos em parte recobertos por uma camada plástica isolante, o que já é feito voluntariamente por vários fabricantes.
O Inmetro, órgão responsável por implementar a decisão, vai certificar ainda a produção de adaptadores, evitando que produtos inseguros circulem no mercado. O órgão deseja banir, no entanto, os populares “benjamins”. Segundo o instituto, estas peças sobrecarregam a rede elétrica e não deveriam ser comercializadas. Este tipo de adaptador, que permite a conexão de vários plugues, deve ter sua venda totalmente suspensa a partir de 2010.

Fonte: www.terra.com.br