domingo, junho 03, 2012

Bovespa se recupera e sobe com ajuda da Petrobras

Em mais um dia de muita instabilidade e aversão ao risco nos mercados internacionais, o principal índice da bolsa paulista voltou a subir nesta quinta-feira, ajudado pela recuperação da ação da Petrobras no início da tarde. Às 15h22, o Ibovespa tinha alta de 0,57%, a 54.103 pontos. Na mínima do dia até o momento, o índice chegou a cair 1,3%, a 53.089 pontos. O giro financeiro da sessão era de R$ 5,15 bilhões.
Enquanto isso, a ação preferencial da Petrobras subia 1,58% a R$ 18,64, ajudando a neutralizar a queda da preferencial da Vale e da OGX, que caíam 0,27% e 1,54%, respectivamente.
“O mercado está vivendo uma situação bastante complicada e será difícil ver um movimento consistente de compra. Vamos continuar a ter muita volatilidade”, disse o analista José Góes, da Stock Asset. “Nesse nível, a bolsa começa a ficar atrativa, mas como a sensação é de que a situação na Europa está se deteriorando, a bolsa ainda pode cair mais.”
Segundo Góes, a análise gráfica indica que a próxima parada do Ibovespa seria perto de 50 mil pontos e, caso o cenário externo piore muito, o índice poderia cair até os 48 mil pontos. Em Wall Street, o Dow Jones girava em torno da estabilidade. Já o índice das bolsas europeias fechou em queda de 0,7%.
Dados divulgados nesta manhã sugerem que a recuperação do mercado de trabalho nos Estados Unidos está estagnando, depois de um forte desempenho no início do ano. Além disso, o crescimento do país foi um pouco mais lento do que inicialmente previsto no primeiro trimestre.
Saiba mais
O mercado acompanha de perto o desempenho do Ibovespa porque este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice retrata o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa. A pontuação do Ibovespa aumenta na medida em que sobe o valor das ações.

Fonte: Reuters

sábado, junho 02, 2012

OTZ Engenharia abre 60 vagas em Offshore

Empresa vai contratar profissionais de 10 disciplinas

Rio de Janeiro (RJ) - Empresa multidisciplinar de Projetos e Consultoria do Rio de Janeiro, a OTZ Engenharia está com 60 oportunidades para área Offshore. Há vagas para coordenadores, engenheiros, técnicos, projetistas, desenhistas e gerentes em 10 disciplinas: Processo, Mecânica, Segurança, Elétrica, Tubulações, Instrumentação e automação, Telecom, Estruturas metálicas, Naval e Planejamento.
 Os candidatos devem enviar currículo, com pretensão salarial, para rh@ottimiza.com. No assunto, devem citar que é para o setor Offshore e colocar o nome da vaga. A OTZ Engenharia oferece salário compatível com o mercado, VT, VR, cursos de capacitação, além de assistência médica e odontológica.
 Fonte: Redação Macaé Offshore

Brasil e Japão trocam tecnologia para exploração do pré-sal

Os governos do Brasil e do Japão assinaram acordo para a transferência de tecnologia entre os dois países na área naval. Segundo informou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a medida trará benefícios para a exploração de petróleo na camada pré-sal.
O acordo tem validade de cinco anos e é parte do esforço brasileiro para importar e desenvolver tecnologia para um setor que deverá passar por grandes transformações, disse o ministro Fernando Pimentel, em nota.
A estimativa do ministério é de que o Brasil precisará de aproximadamente 5.000 embarcações, desde sondas de extração de alta complexidade a barcos de apoio, para explorar o petróleo em águas profundas.
Um segundo memorando de entendimento, assinado entre Pimentel e o ministro japonês da Terra, Infraestrutura, Transportes e Turismo, Takeshi Maedatrata, trata da associação entre as empresas SOG Óleo e Gás S/A, do Brasil, e Toyo Engineering Corporation, do Japão. Elas formarão duas empresas que atuarão na área de construção e integração de plataformas marítimas no país . O inicio das operações está previsto para junho de 2012, informou o ministério.

Fonte: Folha Online