domingo, junho 03, 2012

Bovespa se recupera e sobe com ajuda da Petrobras

Em mais um dia de muita instabilidade e aversão ao risco nos mercados internacionais, o principal índice da bolsa paulista voltou a subir nesta quinta-feira, ajudado pela recuperação da ação da Petrobras no início da tarde. Às 15h22, o Ibovespa tinha alta de 0,57%, a 54.103 pontos. Na mínima do dia até o momento, o índice chegou a cair 1,3%, a 53.089 pontos. O giro financeiro da sessão era de R$ 5,15 bilhões.
Enquanto isso, a ação preferencial da Petrobras subia 1,58% a R$ 18,64, ajudando a neutralizar a queda da preferencial da Vale e da OGX, que caíam 0,27% e 1,54%, respectivamente.
“O mercado está vivendo uma situação bastante complicada e será difícil ver um movimento consistente de compra. Vamos continuar a ter muita volatilidade”, disse o analista José Góes, da Stock Asset. “Nesse nível, a bolsa começa a ficar atrativa, mas como a sensação é de que a situação na Europa está se deteriorando, a bolsa ainda pode cair mais.”
Segundo Góes, a análise gráfica indica que a próxima parada do Ibovespa seria perto de 50 mil pontos e, caso o cenário externo piore muito, o índice poderia cair até os 48 mil pontos. Em Wall Street, o Dow Jones girava em torno da estabilidade. Já o índice das bolsas europeias fechou em queda de 0,7%.
Dados divulgados nesta manhã sugerem que a recuperação do mercado de trabalho nos Estados Unidos está estagnando, depois de um forte desempenho no início do ano. Além disso, o crescimento do país foi um pouco mais lento do que inicialmente previsto no primeiro trimestre.
Saiba mais
O mercado acompanha de perto o desempenho do Ibovespa porque este é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. O índice retrata o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa. A pontuação do Ibovespa aumenta na medida em que sobe o valor das ações.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: