quinta-feira, julho 23, 2009

Windows 7 está pronto para ser entregue aos fabricantes de PC


Sistema operacional será enviado a partir do dia 6 de agosto, diz Microsoft.Anúncio é feito três meses antes da data de seu lançamento, 22 de outubro
O Windows 7 acaba de ser liberado para os fabricantes de PC, que nos próximos dias já deverão receber o código RTM (sigla em inglês para Release to Manufacturing, ou Liberado para Produção, em português). A informação foi divulgada em post no blog dedicado ao novo sistema operacional da Microsoft, nesta quarta-feira (22).

O anúncio acontece exatamente três meses antes da data prevista para o lançamento do Windows 7 - marcado para 22 de outubro, e é um grande passo para a manutenção do cronograma de seu lançamento, de acordo com o site "Engadget". "O código RTM será entregue nos próximos dias aos nossos parceiros, que vão então começar a se preparar para entregar alguns novos produtos surpreendentes alinhados com a data em que o Windows 7 estará disponível a todos, em 22 outubro. Como sempre, os clientes atuais do Windows Volume License, assinantes MSDN e TechNet serão os primeiros a receberem o acesso ao Windows 7, em 6 (MSDN/TechNet) e 7 de agosto (VL), e ao Windows Server 2008 R2, na segunda metade de agosto", informou o presidente da Divisão Windows, Steven Sinofsky, no blog da companhia.

A medida significa que Hewlett-Packard, Dell, Acer e outras fabricantes poderão começar a desenvolver novos PCs e computadores portáteis com o sistema operacional, sucessor do impopular Vista. Tanto a Microsoft quanto os fabricantes esperam que o lançamento do Windows 7 ajude a levantar as vendas de PCs, que ficaram empacadas devido à crise econômica mundial, informou a Reuters. "É claro, a liberação de hoje é também o resultado de uma quantidade incrível de respostas que recebemos das milhares de pessoas que testaram o Windows 7 - do Beta ao RC. Mais de 10 milhões de pessoas optaram por participar do Programa de Melhoria de Experiência do Usuário [CEIP, na sigla em inglês]. Isso é um monte de gente que optou por nos ajudar a fazer do Windows 7 um lançamento sólido", disse Sinofsky.

Cérebro humano artificial 'pode ser construído em 10 anos' , diz cientista

Projeto busca construir simulação computadorizada do cérebro de mamíferos.
Um cérebro humano artificial pode ser construído dentro dos próximos 10 anos, segundo Henry Markram, um proeminente cientista sul-africano.
"Não é impossível construir um cérebro humano e podemos fazer isso em 10 anos", disse Markram, diretor do Blue Brain Project (BBP), à conferência acadêmica global TED na cidade de Oxford, na Inglaterra.
O BBP é um projeto científico internacional, financiado pelo governo suíço e doações de indivíduos, cujo objetivo é construir uma simulação computadorizada do cérebro de mamíferos.
Markram já construiu elementos do cérebro de um camundongo. A equipe do cientista se concentra especificamente na coluna neocortical, conhecida como neocortex.

'10 mil laptops'
O projeto atualmente tem um modelo de software de dezenas de milhares de neurônios, cada um deles diferente, que os ajudou a construir, artificialmente, uma coluna neocortical.
A equipe coloca os dados gerados pelos modelos junto com alguns algoritimos - uma sequência de instruções para solucionar um problema - em um supercomputador.
"Você precisa de um laptop para fazer todos os cálculos para um neurônio", disse ele. "Portanto você precisa de 10 mil laptops", afirmou. Em vez disso, a equipe usa um supercomputador com 10 mil processadores.
As simulações já começaram a fornecer pistas aos pesquisadores sobre o funcionamento do cérebro. Elas podem, por exemplo, mostrar ao cérebro uma imagem, como uma flor, e seguir a atividade elétrica da máquina, ou seja, como é feita a representação da imagem.
"Você estimula o sistema e ele cria sua própria representação", disse ele.
O objetivo é extrair esta representação e projetá-la, permitindo que os pesquisadores vejam diretamente como o cérebro funciona.
Segundo Markram, além de ajudar na compreensão dos mecanismos do cérebro, o projeto pode oferecer novos caminhos para se entender os problemas mentais.
"Cerca de dois bilhões de pessoas no planeta sofrem de distúrbios mentais", disse o cientista, reforçando os benefícios em potencial do projeto.

Fonte: www.g1.com.br

Latino-americano prefere SMS a falar no celular, diz estudo

Uma pesquisa da Nokia feita no Brasil, Argentina, México e Venezuela mostra que donos de celulares preferem enviar mensagens de texto a fazer ligações telefônicas. Segundo o estudo, 89% dos entrevistados haviam enviado SMS nos últimos trinta dias.
O estudo mostra ainda que 81% dos argentinos usam o banheiro como local para enviar mensagens de texto ou e-mails; 64% dos brasileiros enviam SMS em encontros românticos, 57% dos mexicanos enviam mensagens enquanto veem filmes e 48% dos mexicanos e venezuelanos mandam SMS dirigindo.
Apesar da popularidade das mensagens de texto, o segundo serviço mais popular no celular na América Latina é ouvir músicas (77% das respostas), seguido por assistir vídeos (66%). O envio de mensagens instantâneas é mais popular na Venezuela e no México (com 63% e 42%, respectivamente).
O uso de redes sociais também foi levantado no estudo da Nokia, que indicou o uso desses serviços por mais da metade dos latinoamericanos. O Brasil segue a Venezuela nas redes sociais ¿ com 13% dos usuários informando que terminaram um namoro por rede social e 12% alertando os colegas sobre um novo emprego.
Situações constrangedoras também não escapam dessa situação: 19% dos brasileiros disseram que enviaram mensagens constrangedoras para pessoas erradas pelo celular em redes sociais. O estudo foi feito online pela Braun Research em julho de 2009 com 1003 pessoas na América Latina.

Fonte: www.terra.com.br