sexta-feira, julho 26, 2013

Petrobras define este mês projeto de refinaria no CE

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), se reuniu há um mês, no Rio, com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para tratar do assunto

Fortaleza (CE) - Após reiteradas cobranças do governo cearense, a Petrobras deve apresentar este mês o projeto da refinaria Premium II, planejada para ser construída na Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo uma fonte a par da situação, o projeto está sendo elaborado pela empresa americana Mustang Engineering e deverá ter como sócio um investidor sul-coreano.

Questionada ontem sobre o assunto, durante visita a Fortaleza, Dilma evitou se comprometer com prazos, mas garantiu que a unidade será construída. "Ela não fica pronta este ano, agora, ela iniciar-se-á este ano. É o que nós esperamos", disse a presidente.

O governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), se reuniu há um mês, no Rio, com a presidente da Petrobras, Graça Foster, para tratar do assunto. Recentemente, a pedido da presidente da estatal, ele procurou eventuais sócios para o empreendimento durante viagem à Ásia. A sul-coreana JS Energy estaria em negociações para entrar no projeto.

Conforme relatou a fonte, Graça disse ao governador que a refinaria vai manter a capacidade de processar 300 mil barris de óleo por dia, como anunciado originalmente. Porém, o porte do empreendimento seria reduzido, a fim de enxugar os custos. Prometida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a refinaria Premium II tem valor estimado em US$ 11 bilhões.

Em abril, durante outra visita da presidente Dilma Rousseff a Fortaleza, Cid entregou o terreno de 1,9 mil hectares para a refinaria, no município de São Gonçalo do Amarante. O empreendimento, no entanto, foi retirado do plano de investimentos da estatal, assim como a refinaria Premium I, prometida para o Maranhão. As cobranças no Ceará se intensificaram nos últimos meses. Em propaganda veiculada no horário nobre da TV local, a Assembleia Legislativa "exige" o cumprimento das promessas e início das obras da refinaria.

Procurada, a Petrobras informou que o projeto "está em avaliação para identificar oportunidades de otimização e enquadramento em métricas internacionais, com previsão de término no fim de julho".


Fonte: Valor

Nenhum comentário: