domingo, janeiro 27, 2013

Tipos de Poços Direcionais

a) Tipo I ou Slant – Caracteriza-se por ter o ponto de desvio (KOP) a baixa profundidade, um trecho de ganho de ângulo e depois um trecho com inclinação constante até atinge o alvo. É o tipo de direcional mais comum por ser simples e econômico.
 
b) Tipo II ou em “S” – Caracteriza-se por ter um trecho de ganho de ângulo, um trecho reto e inclinado e um trecho com perda de ângulo. O poço pode atingir o alvo na vertical ou não. Este tipo de poço é executado quando o afastamento do alvo é pequeno em relação à profundidade do objetivo. Tem como desvantagens o alto desgaste do revestimento e da coluna de perfuração, os altos torques e arrastes, e o aumento da possibilidade de formação de chavetas.
 c)  Tipo III – Caracteriza-se por ter o KOP a grande profundidade, e um trecho de ganho de ângulo para atingir o alvo. É muito utilizado para aproveitamento de poços já perfurados.
 
d) Horizontal – Caracteriza-se por ter inclinação final perto de noventa graus. Sua vantagem é ter uma maior área exposta no reservatório.
 
 Eles são utilizados preferencialmente em formações delgadas, em formações naturalmente fraturadas, reservatórios com problema de cone de gás e de água, múltiplas formações com alto mergulho e como poços injetores. Atualmente, é o tipo de poço direcional mais perfurado no Brasil para produção e injeção.  
 
 
 
e) Poço de longo afastamento ou ERW (Extended Reach Well) – Possui um grande afastamento entre a locação da sonda e o alvo. Normalmente um poço é considerado ERW quando a relação entre o afastamento e a profundidade vertical final é maior que 2. Se produtores, normalmente terminam com um trecho horizontal no interior do reservatório.
f) Poços Multilaterais – Possuem a característica de ter um poço principal e pelo menos um lateral. Normalmente o poço principal e os laterais são horizontais.  Possuem apenas uma cabeça de poço. Eles são classificados em 6 tipos a depender do grau de complexidade da junção entre o poço principal e as ramificações. 

Fonte: Apostilha de perfuração.

Nenhum comentário: