Início de operações ocorrerá em 2013
Danilo Baptista, diretor da Unidade de Construção Naval Açú, do OSX, maior complexo de construção naval das Américas, informa que o estaleiro, situado no Norte fluminense, deverá iniciar operações ainda em 2013. A empresa é do grupo EBX, do bilionário Eike Batista. O estaleiro ficará ao lado de um condomínio industrial, de onde virão energia e aço para o empreendimento.
O cais terá 2.400 metros em sua primeira fase e, depois, chegará a 3.525 metros. O início da construção ocorreu em julho de 2011 e, graças a ritmo frenético, o início efetivo de operações deve ocorrer nos próximos meses. O estaleiro está em operação plena em meados de 2014. A coreana Hyndai é acionista minoritária e, no momento, 80 técnicos estão na Coréia do Sul. O estaleiro terá condições de produzir, ao mesmo tempo, 11 plataformas móveis (FPSO) e oito fixas. No momento, o grupo tem encomendas de 23 unidades, dos quais 18 serão feitas em Açu e as restantes distribuídas por Coréia, Cingapura e, no Brasil, no estaleiro Techint.
Frisou Baptista que há muitos desafios e o grupo se prepara para vencê-los. Quanto à falta de mão de obra, a OSX criou o Instituto de Tecnologia Naval; procura-se sinergia com fornecedores, ou seja, criar cadeia de bens e serviços.
Fonte: Rio Marítimo – Sergio Barreto Motta
Nenhum comentário:
Postar um comentário