terça-feira, janeiro 29, 2013

OSX será maior estaleiro das Américas

Início de operações ocorrerá em 2013

Danilo Baptista, diretor da Unidade de Construção Naval Açú, do OSX, maior complexo de construção naval das Américas, informa que o estaleiro, situado no Norte fluminense, deverá iniciar operações ainda em 2013. A empresa é do grupo EBX, do bilionário Eike Batista. O estaleiro ficará ao lado de um condomínio industrial, de onde virão energia e aço para o empreendimento.

O cais terá 2.400 metros em sua primeira fase e, depois, chegará a 3.525 metros. O início da construção ocorreu em julho de 2011 e, graças a ritmo frenético, o início efetivo de operações deve ocorrer nos próximos meses. O estaleiro está em operação plena em meados de 2014. A coreana Hyndai é acionista minoritária e, no momento, 80 técnicos estão na Coréia do Sul. O estaleiro terá condições de produzir, ao mesmo tempo, 11 plataformas móveis (FPSO) e oito fixas. No momento, o grupo tem encomendas de 23 unidades, dos quais 18 serão feitas em Açu e as restantes distribuídas por Coréia, Cingapura e, no Brasil, no estaleiro Techint.

Frisou Baptista que há muitos desafios e o grupo se prepara para vencê-los. Quanto à falta de mão de obra, a OSX criou o Instituto de Tecnologia Naval; procura-se sinergia com fornecedores, ou seja, criar cadeia de bens e serviços.

Fonte: Rio Marítimo – Sergio Barreto Motta

Nenhum comentário: