sexta-feira, janeiro 18, 2013

Com mais de 70% de conteúdo local, Transpetro lança Rômulo Almeida

O navio tem capacidade para exportar 56 milhões de litros de derivados de petróleo.
 
Niterói (Rio de Janeiro) - Foi lançada nesta quinta-feira (17) no Estaleiro Mauá, no Rio de Janeiro, o navio de produtos Rômulo Almeida, da Transpetro (braço logístico da Petrobras). A embarcação foi concluída com índice de nacionalização de 72%, segundo a Transpetro. O Rômulo Almeida mede 183 metros de comprimento e pesa 48 mil toneladas de porte bruto.
“Com investimento de R$ 10,8 bilhões na encomenda de 49 navios, o Promef impulsionou o ressurgimento do setor naval. O Brasil já tem a quarta maior carteira do mundo de encomendas de navios”, ressaltou o presidente da Transpetro, Sergio Machado no evento.
Presentes na cerimônia, a diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard disse que é de extrema importância a construção de embarcações no Brasil.
“Este navio (Rômulo de Almeida) tem 70% de conteúdo local. Queremos cada vez mais construir navios com o máximo de conteúdo nacional”, pontuou.
O presidente do Sinaval, Ariovaldo Rocha fez um discurso otimista sobre o futuro da indústria naval brasileira.
“Tivemos uma década perdida, o que estamos vendo aqui hoje é mais que o renascimento da indústria naval. Temos um futuro grandioso pela frente”, esbravejou.
O navio terá duas mulheres no comando: a autoridade máxima será a paraense Hildelene Lobato Bahia, a primeira Comandante da Marinha Mercante Brasileira, ao lado da carioca Vanessa Santos Silva, a imediata (segundo posto na linha de comando). A tripulação contará com presença do cearense Diego Saraiva Monteiro, que é o primeiro oficial de máquinas do navio.
As três demais embarcações do Promef em operação são os Celso Furtado e Sérgio Buarque de Holanda, entregues pelo Estaleiro Mauá (RJ), e o suezmax João Cândido, pelo Estaleiro Atlântico Sul (PE)

Nenhum comentário: