Ontem, quarta, dia 23, em reunião marcada para as 16h, a Praticagem da Barra de Rio Grande vai apresentar para a Quip S/A, Capitania dos Portos, Superintendência do Porto de Rio Grande (Suprg) e Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do porto rio-grandino, entre outros, o plano para ingresso do casco da plataforma P-63 no porto. O casco dessa plataforma, já com seis módulos, saiu de Dalian (China), em 15 de novembro, e deve chegar na área de Rio Grande de 27 a 30 deste mês. O ingresso no porto está previsto para o próximo dia 31 e exigirá a execução de uma mega operação.
Quando entrar no porto, o casco da P-63 irá atracar no canteiro da Quip, empresa responsável pela construção dessa plataforma, localizado na avenida Honório Bicalho, na ponta sul do Porto Novo. Porém, para isso, será preciso tirar a plataforma P-58 do local e atracá-la no cais do Tecon. Essa operação será necessária porque as duas embarcações são grandes e com apêndices, o que impede a passagem de uma pela outra. Em função disso, no início da manhã do dia 31, a P-58 será rebocada para o cais do Tecon e, por volta do meio-dia, deve ter início a entrada do casco da P-63.
Concluída essa operação, às 6h, do dia 1º de fevereiro, a P-58 retorna ao cais da Quip. A base da P-63 irá atracar na área de cais, hoje ocupada pela P-58, e esta, depois, ficará no cais novo da empresa. Após a chegada no porto rio-grandino, o casco da P-63, resultante da conversão do navio tanque BW Nisa, receberá outros módulos, construídos em Rio Grande, e sua integração será completada.
A P-63, cujo custo total é de 1,3 bilhão de dólares, terá capacidade de produção de 140 mil barris de óleo por dia e de 1 milhão de m³ de gás. Será operada por uma Joint Venture entre a Quip e o Grupo BW Offshore, por um prazo de 36 meses antes de ser entregue, definitivamente, à Petrobras. Ela deve ficar pronta para operar, ainda, no primeiro semestre de 2013.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Por Carmem Ziebell
Quando entrar no porto, o casco da P-63 irá atracar no canteiro da Quip, empresa responsável pela construção dessa plataforma, localizado na avenida Honório Bicalho, na ponta sul do Porto Novo. Porém, para isso, será preciso tirar a plataforma P-58 do local e atracá-la no cais do Tecon. Essa operação será necessária porque as duas embarcações são grandes e com apêndices, o que impede a passagem de uma pela outra. Em função disso, no início da manhã do dia 31, a P-58 será rebocada para o cais do Tecon e, por volta do meio-dia, deve ter início a entrada do casco da P-63.
Concluída essa operação, às 6h, do dia 1º de fevereiro, a P-58 retorna ao cais da Quip. A base da P-63 irá atracar na área de cais, hoje ocupada pela P-58, e esta, depois, ficará no cais novo da empresa. Após a chegada no porto rio-grandino, o casco da P-63, resultante da conversão do navio tanque BW Nisa, receberá outros módulos, construídos em Rio Grande, e sua integração será completada.
A P-63, cujo custo total é de 1,3 bilhão de dólares, terá capacidade de produção de 140 mil barris de óleo por dia e de 1 milhão de m³ de gás. Será operada por uma Joint Venture entre a Quip e o Grupo BW Offshore, por um prazo de 36 meses antes de ser entregue, definitivamente, à Petrobras. Ela deve ficar pronta para operar, ainda, no primeiro semestre de 2013.
Fonte: Jornal Agora (RS)/Por Carmem Ziebell
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