domingo, outubro 28, 2012

Eike Batista desafia mercado e ações da OGX disparam

Empresário se dispôs a comprar até US$1 bi de papéis com um valor 20% acima do mercado
 
São Paulo - As ações da OGX (OGXP3) abriram o pregão de hoje em forte alta, reagindo ao anúncio do empresário Eike Batista de que irá aplicar 1 bilhão de dólares em ações da petroleira. Na máxima do dia, as ações chegaram a uma alta de 7,56%, negociadas a 4,98 reais.
Risco
Os analistas Frank McGann e Conrado Vegner, do Bank Of America Merrill Lynch, enxergam a atitude de Eike como positiva já que uma de suas maiores preocupações no médio prazo para a OGX têm sido a necessidade de financiamento enquanto a empresa caminha para desernvolver mais rapidamente seus ativos.
Os papéis da OGX encerraram o pregão de ontem negociadas a 5,02 reais, 20% abaixo do valor proposto por Eike. No ano, os papéis acumulavam queda de 66% (ante -0,81% do Ibovespa). “Sem a opção, o perfil de risco da empresa, em nossa visão, poderia subir rapidamente nos próximos doze meses”, explicam os analistas.
A recomendação de desempenho abaixo da média do mercado e o preço-alvo de 5 reais foram reiterados pelo banco.
Desconfiança
A queda expressiva no ano se explica pela falta de confiança do investidor na empresa. Os papéis da OGX despencaram 41% em apenas uma semana em junho após o mercado receber mal o detalhamento sobre a vazão de dois poços no Campo de Tubarão Azul, na Bacia de Campos.
Após testes, a empresa concluiu que a área tem uma capacidade de vazão ideal de 5 mil barris de óleo equivalente por dia para os dois primeiros poços em estágio inicial. O mercado esperava algo em torno de 15 mil a 20 mil barris por dia.
A OGX vai divulgar seus resultados do terceiro trimestre de 2012 no dia 8 de novembro, quinta-feira, após o fechamento do mercado.
Fonte: Exame.com

Nenhum comentário: