segunda-feira, agosto 20, 2012

Alunos de 14 cursos são certificados pelo Prominp

Trezentos e sete dos cursos de qualificação oferecidos pelo Programa de Mobilização da Indústria

Rio de Janeiro (RJ) - Alunos do Programa de Mobilização da Indústria Nacional do Petróleo e Gás Natural (Prominp) foram certificados nesta sexta-feira (17/08), em Macaé. Os diplomas foram entregues aos formandos do primeiro semestre dos cursos de Ajudante de Cozinha, Cozinheiro, Saloneiro, Assistente de Logística, Caldeireiro, Plataformista, Pintor, Projetista Eletricista, Eletricista de Manutenção, Instrumentista Reparador, Mecânico de Ajustagem, Mecânico de Manutenção e de Turbomáquina com ênfase em Instrumentação e em Manutenção.

A participação no curso abre novos horizontes para Ewerton dos Santos. O cozinheiro, que atualmente trabalha num hotel, persegue uma vaga para trabalhar embarcado. “Já atuava em cozinha e o curso foi muito importante para eu aprender sobre as peculiaridades do manuseio dos alimentos numa plataforma offshore. Sei que o curso é muito reconhecido e estou com boas expectativas”, disse.

Criado em 2003, o Prominp tem como um de seus objetivos, suprir a crescente necessidade de profissionais devidamente qualificados para atender as demandas geradas pelo crescimento do setor de petróleo e gás. Para isso, criou o Plano Nacional de Qualificação Profissional - PNQP, que capacita milhares de profissionais em cursos de nível básico, médio, técnico e superior. Até junho deste ano, foram 88.136 pessoas qualificadas, em 185 categorias profissionais, com investimentos de R$ 235,7 milhões da Petrobras.

Representando o gerente geral da Unidade de Operações da Petrobras na Bacia de Campos, Joelson Falcão Mendes, Reinaldo Costa Silva, gerente de Contratação de Bens e Serviços, falou sobre os investimentos da Companhia em qualificação e as oportunidades que o Prominp oferece aos participantes. “Os planos de gestão da Petrobras evidenciam a importância que a empresa dá a programas como o Prominp. Aos 35 anos, a Bacia de Campos precisa mais que nunca do empenho de jovens interessados em atender às demandas do setor e, para isso, temos um trabalho muito frutífero voltado para o desenvolvimento de mão de obra em atendimento aos novos empreendimentos ou àqueles já em andamento”.

Para a coordenadora regional do Prominp, Eliete Rosado, a participação das empresas parceiras nas iniciativas do Prominp evidencia o potencial do programa. “Temos recebido um retorno positivo quanto aos profissionais que inserimos no mercado”, completou.

Com mais de 75 funcionários oriundos do Prominp, a empresa de perfuração de Ensco reconhece o potencial dos alunos dos cursos de qualificação do programa. “As avaliações que recebemos de nossos supervisores sobre os funcionários oriundos do Prominp são muito boas. Os cursos oferecem uma excelente base para funções iniciais e temos uma expectativa muito boa quanto ao potencial de desenvolvimento deles na empresa”, disse Mariana Andrade Freitas, Supervisora de Recrutamento e Seleção.

Nenhum comentário: