terça-feira, maio 01, 2012

Congresso Pré-sal Brasil reúne especialistas enquanto a indústria petrolífera se prepara para explorar enormes reservas

A indústria de petróleo e gás enfrenta desafios técnicos e de competências

Enquanto o Brasil se prepara para explorar uma das maiores descobertas de petróleo da história, cerca de 250 representantes internacionais da indústria de petróleo e gás estão se reunindo com a empresa estatal de petróleo Petrobras e outras instituições governamentais no Congresso Pré-Sal Brasil anual no Rio de Janeiro em junho.

“Mais uma vez estamos reunindo a indústria e um grupo importante do Brasil para nos concentrarmos sobre o estado atual da exploração da área de pré-sal, bem como quais os principais desafios para podermos progredir", afirma Bruno Araujo, gerente de programa do Congresso Pré-Sal Brasil. “Nós olhamos para o conteúdo nacional, o desenvolvimento da cadeia de abastecimento, o investimento estrangeiro e os desafios de financiamento. Alguns dos principais desafios técnicos da exploração das reservas do pré-sal incluem o acesso difícil e, muitas vezes, a falta de conhecimento de tecnologias e equipamentos necessários para a exploração; a falta de mão de obra qualificada e a logística complexa do transporte do equipamento e pessoal por causa da distância do poço a ser explorado até a costa.”

“A indústria está à procura de informações e de peritos”

Ele continua: “A Petrobras e seus parceiros da área do pré-sal precisam capitalizar e desenvolver a tecnologia de exploração para a área. Também seriam necessários fornecedores de todas as áreas offshore em uma perspectiva global para fornecer a esses consórcios equipamentos e serviços flutuantes, submarinos e de perfuração. Além disso, as sete maiores empresas petrolíferas do mundo estão desesperadas por novas reservas de petróleo e têm se mostrado dispostas a pagar o que for necessário para o acesso a elas."

De acordo com o gerente de programa do Congresso Pré-Sal Brasil, as atividades do pré-sal estão em fase inicial e já representam 80% das reservas totais de petróleo do Brasil: “É incrível ver como as empresas estão reestruturando seus negócios para enfrentar este novo cenário. A indústria está procurando por informações, peritos, cursos especializados para estar mais envolvida e ser parte deste emocionante período da história do petróleo e gás no país. Ao mesmo tempo, notamos que os operadores estão com medo de perder seus funcionários para as concorrentes porque certas habilidades estão agora se tornando muito valiosas."

A participação oficial do governo no Congresso Pré-Sal Brasil incluirá:
  • Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Presidente, Maurício Tolmasquim
  • Senado Federal, Senador, Wellington Dias
  • Câmara dos Deputados, Consultor, Paulo Cesar R. Lima
  • Governo Estatual do Espírito Santo, Secretário de Desenvolvimento, Márcio Felix
  • Departamento de Energia de São Paulo, Subsecretário de Petróleo e Gás, Henrique Gross
  • Banco Caixa Econômica Federal, Superintendente, Eugenia Regina de Melo
  • Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Diretor-geral, Tiago Lima
  • Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia, Diretor-geral, Jean Paul Prates
A participação de operadores globais de petróleo e gás e fornecedores incluirão: BP Energy do Brasil, Statoil, Chevron, Petrobras, TOTVS, Aveva, Petra Executive Search, Grupo Zorovich, Villares Metals, Wilson Sons, Technip, Swift e Horton do Brasil.

Datas do evento: 4-6 de junho de 2012
Local do evento: Hotel Windsor Barra, Rio de Janeiro, Brasil
Site do evento: www.presaltbrazilcongress.com.br

Nenhum comentário: