segunda-feira, abril 23, 2012

Argentina anuncia acordo com Total para aumentar produção de gás


Incremento possibilitará um aumento de produção total da ordem de 2% na produção da Argentina, que foi de 45,522 bilhões de metros cúbicos

Buenos Aires (Argentina) - O governo da Argentina divulgou em um comunicado em que anuncia um acordo com a empresa de energia francesa Total para aumentar a curto prazo em 2 milhões de metros cúbicos a produção de gás natural dos campos em que existe sociedade com a YPF.

A YPF foi reestatizada na segunda-feira e na última quarta (18) houve uma reunião de 50 minutos entre o interventor, o ministro do Planejamento Julio De Vido, e o diretor para Américas de Exploração e Produção da Total, Ladislas Paskiewicz. De acordo com o comunicado, assinado por De Vido e pelo sub-interventor, o vice-ministro da Economia Axel Kicillof, a reunião serviu para se "iniciar as conversações". De Vido e Kicillof afirmam que o incremento possibilitará um aumento de produção total da ordem de 2% na produção da Argentina, que no ano passado foi de 45,522 bilhões de metros cúbicos.

Em razão da retração da produção da YPF, a Total é hoje a maior produtora de gás natural do país. Em 2011, ela extraiu 13,6 bilhões de metros cúbicos, ou 30% da produção nacional. A YPF ficou em segundo, com 10,6 bilhões de metros cúbicos extraídos. A brasileira Petrobras é a quarta maior produtora, com extração de 4,187 bilhões de metros cúbicos. A terceira colocada é a Pan American Energy , que também é sócia da YPF e da Total nos campos em que a produção será ampliada.

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: