quinta-feira, abril 12, 2012

Indústria do petróleo está de olho em engenheiros químicos


São Paulo – O aquecimento da indústria de petróleo e gás puxa demanda por profissionais formados em engenharia química. E faltam profissionais que tenham uma visão global do negócio como um todo.

“Desde a perfuração dos poços de petróleo até o trabalho nas refinarias, as funções dos engenheiros químicos se dividem em elaborar fluídos para estabilizar as condições da perfuração, criar meios para tratar o petróleo durante a produção e acompanhar todos os procedimentos de refinamento do produto final”, enumera Denise Retamal, diretora-executiva da RHIO’S Recursos Humanos, especializada em recrutamento para o setor de óleo e gás.

Por atuar em todos as etapas de produção, o engenheiro químico que atua no setor precisa ter conhecimentos em administração e logística, além de geologia. “Ele deve entender o comportamento da matéria prima para desenvolver novas metodologias de extração e produção”, diz a especialista.

Inglês fluente e domínio de ferramentas de programação também são novas exigências do setor. “Ele precisa entender de linguagem de programação para ajudar no desenvolvimento de softwares específicos para a área”, afirma Denise.

Fonte: Exame por (Talita Abrantes

Nenhum comentário: